Prefeitura de Japurá é acusada de burlar exigência de concurso público
Ministério Publico do Paraná - Foto: Wagner Araújo/Divulgação TCE-PR

Região

Prefeitura de Japurá é acusada de burlar exigência de concurso público

Paraná por Luciana Peña em 06/06/2022 - 17:45

O Ministério Público ajuizou uma ação civil pública contra o Município de Japurá requerendo a extinção de cargos comissionados que seriam irregulares. Segundo o MP, a prefeitura tem mantido 28 vagas para o cargo de “assessor de diretor de divisão” com o objetivo de burlar a exigência de concurso público.

A 4ª Promotoria de Justiça de Cianorte havia emitido uma recomendação para que os cargos fossem extintos. Na época da recomendação, duas das 28 vagas estavam ocupadas.
Como a recomendação não foi acatada, o Ministério Público acionou a administração municipal.

O MP argumenta que: “as funções públicas habitualmente desempenhadas pelos ocupantes dos cargos públicos de provimento em comissão de Assessor de Diretor de Divisão eram análogas às atribuições de cargos públicos de provimento efetivo (p.ex.: auxiliar de serviços gerais). Logo, a manutenção de tais postos de trabalho, no plano de cargos e carreiras do Município de Japurá, constitui evidente esvaziamento da exigência constitucional do concurso público”.

O Ministério Público pede na ação, liminarmente, a exoneração dos ocupantes dos cargos e que as vagas não sejam ocupadas por outras pessoas. E na análise do mérito, a promotoria pede que a Lei Municipal 019/2019, que criou os cargos, seja declarada inconstitucional.

A prefeita de Japurá, Adriana Polizer, disse que a criação desses cargos é de 2011, bem anterior ao início do mandato dela, em 2021. E a recomendação, segundo a prefeita, é para as 11 cidades da comarca. A prefeita diz que nem todos os cargos estão ocupados.

Durante a pandemia, a prefeitura não contratou nenhum funcionário por força da Lei Federal 173, a lei da pandemia, mas não poderia dispensar nenhum funcionário porque a administração precisava de toda a força de trabalho.

Adriana Polizer diz que tentou argumentar com o MP num primeiro momento, mas vai atender o que pede a promotoria. Este ano a Prefeitura de Japurá voltou a contratar, mas convocando aprovados em concurso que está aberto.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade