Prefeitura realiza tombamento da Flim como patrimônio histórico e cultural
Imagem Ilustrativa | Foto: Aquivo/PMM

Maringá

Prefeitura realiza tombamento da Flim como patrimônio histórico e cultural

Cultura por Redação CBN Maringá em 22/03/2024 - 08:36

Um dos maiores eventos literários do Paraná, a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) foi tombada como patrimônio cultural imaterial de Maringá. O tombamento garante o fomento da festa enquanto elemento da identidade maringaense e contribui para a produção e consumo literário.

O pedido foi solicitado pelo Executivo e encaminhado para a Comissão Especial de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Maringá (CEPPHAC), da Secretaria de Cultura, responsável pelo processo de tombamento.

Anualmente, a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) reúne diversas atrações gratuitas para toda comunidade, como mesas literárias, oficinas, contações de histórias, espetáculos teatrais, shows, bate-papos, estandes de editoras, lançamentos de livros, entre outras atividades.

No ano passado, a festa literária recebeu cerca de 60 mil pessoas em cinco dias de evento. A edição também registrou o maior número de vendas de livros na história, com R$ 460 mil em faturamento para o mercado livreiro.

Maringá conta ainda com o Arraiá do Seo Zico Borghi e o Folguedo Bumba-meu-Boi como bens imateriais registrados.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade