Prefeituras abrem temporada de contratações
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Serviço Público

Prefeituras abrem temporada de contratações

Paraná por Luciana Peña em 10/01/2022 - 17:28

Com o fim da validade da Lei federal 173, que restringia as contratações, as prefeituras já podem abrir concursos públicos, convocar aprovados em concursos anteriores, ou contratar por processo seletivo. 

Várias prefeituras da região noroeste anunciaram que vão contratar servidores para reforçar os quadros das secretarias municipais.

Em entrevista ao GMC Online o prefeito Ulisses Maia disse que irá abrir um concurso público neste primeiro semestre para preencher diversos cargos, entre eles médico, professor e assessor tributário.

O vice-prefeito de Sarandi José Wlademir Garbuggio disse em entrevista à CBN que a prefeitura vai chamar aprovados em concursos já realizados.

Essa onda de contratações tem uma explicação: é que em 2020 e 2021 as prefeituras só contrataram reforços no combate à pandemia.

Contratações em outras áreas dos serviços públicos estavam proibidas pela Lei federal 173, a lei da pandemia. Mas a lei deixou de valer em dezembro.

Em Goioerê, o prefeito Beto Lima decidiu abrir teste seletivo e não concurso público.

O PSS vai contratar funcionários para preencher 17 vagas: de motorista, fisioterapeuta, auxiliar de serviços gerais, enfermeiro, técnico em enfermagem e nutricionista. [ouça o áudio acima]

Advogados consultados pela CBN explicaram que as prefeituras não estão impedidas de abrir concurso em ano de eleição presidencial, mas precisam respeitar o índice de gasto com funcionalismo.

A Prefeitura de Apucarana também vai abrir concurso público para 26 cargos nas autarquias de Educação e de Saúde.

O prefeito Junior da Femac diz que nos últimos dois anos, sem contratações, o quadro de servidores encolheu. [ouça o áudio acima]

Para o teste seletivo da Prefeitura de Goioerê, as inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 14. Não será cobrada taxa de inscrição.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade