Presença de saguis na área urbana é cada vez mais comum em Maringá
Foto: Reprodução

Você faz a pauta

Presença de saguis na área urbana é cada vez mais comum em Maringá

Cidade por Rafael Bereta/GMC Online em 21/03/2024 - 17:01

Nos últimos anos uma cena tem se repetido em vários lugares de Maringá, saguis são vistos nas árvores, em telhados e até na fiação de energia. Apesar dos bichinhos serem fofinhos, a Polícia Ambiental orienta para que as pessoas evitem se aproximar, alimentar ou oferecer água aos animais para evitar sua permanência na região urbana.

Uma família de saguis chamou a atenção dos moradores do Jardim Alvorada, ao ser flagrada passeando sobre os fios da rede elétrica, como mostra um vídeo enviado ao “Você faz a Pauta” da CBN Maringá.

O biólogo e diretor de Biodiversidade do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), Matheus Buzo, explica que os saguis se adaptaram ao clima e às condições urbanas da cidade, tornando sua presença comum. (Ouça o áudio).

Para combater a alimentação de animais silvestres em residências, foi estabelecido o decreto municipal n° 337/2018, que prevê multa de R$500 por animal silvestre alimentado. O biólogo alerta para os impactos prejudiciais da interação humana com esses animais. (Ouça o áudio).

Segundo a Polícia Ambiental, é comum os saguis deixarem o Parque do Ingá e Bosque 2 em busca de alimento em outras áreas urbanas da cidade. Nesses casos, a orientação é que as pessoas evitem se aproximar, alimentar ou oferecer água aos animais para evitar sua permanência na região urbana.

A Polícia Ambiental atua na captura e recolhimento de animais silvestres em casos de crimes ambientais, como criação ilegal em cativeiro. O recolhimento de animais silvestres em Maringá deve ser solicitado ao Instituto Água e Terra (IAT).

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade