Procon suspende financeira com mais de 300 reclamações em Maringá
Foto: Brenda Caramaschi/CBN Maringá

Denúncias

Procon suspende financeira com mais de 300 reclamações em Maringá

Cidade por Brenda Caramaschi em 07/02/2024 - 11:51

O Procon suspendeu na manhã desta quarta-feira (7) as atividades de uma empresa que presta serviços de intermediação e renegociação de contratos. O Solucionador terá que deixar de atender por trinta dias.

Fiscais do órgão de defesa do consumidor e policiais civis estiveram na sede da empresa, que opera no centro da cidade, na Avenida Duque de Caxias. O Procon recebeu mais de 300 denúncias envolvendo financiamentos de veículos em que os consumidores procuraram a empresa para renegociar a dívida e teriam sido orientados a deixar de efetuar os pagamentos, se tornando inadimplentes, e a esconder o bem para forçar uma negociação e não sofrer busca e apreensão, mas acabaram entrando em uma dívida maior e, em alguns casos, perdendo o veículo, como explica o agente fiscal Marco Antônio Azevedo. [Ouça o áudio acima]

Segundo o órgão de defesa do consumidor, as reclamações contra a empresa se repetem em outras cidades do Paraná. Um cálculo estimado pelo Procon indica que o volume de casos apenas envolvendo as denúncias de Maringá somariam aproximadamente R$ 1,5 milhão em negociações. A empresa é reincidente nesse tipo de situação.

Em julho do ano passado foi aplicada uma multa de R$ 121 mil, que não foi paga pela empresa, detalha o agente fiscal. [Ouça o áudio acima]

O delegado Fernando Garbelini diz que as denúncias também chegaram para a polícia, que, ao longo dos anos, recebeu diversos boletins de ocorrência. [Ouça o áudio acima]

Fátima Montesso, de 62 anos, comprou um carro financiado junto com o marido no final de 2022, mas as parcelas pesaram no orçamento e ela procurou a empresa depois de ver uma propaganda na televisão. [ouça o áudio acima]

Desde a autuação, há sete meses, foram registrados 56 novos casos de vítimas alegando que a empresa não estaria cumprindo com os serviços contratados. Entre as irregularidades, conforme o Código de Defesa do Consumidor, estão fomentar a inadimplência, vantagem abusiva e falha na prestação de serviços.

Há ainda casos de não fornecimento de nota fiscal dos serviços prestados, recibos fornecidos para clientes de Maringá com dados da empresa de outras comarcas, entre outras situações.

A empresa tem 30 dias para responder ao Procon. Procurado pela reportagem, o responsável pela empresa em Maringá não quis se manifestar.

O Procon orienta que os consumidores que tiverem problema com O Solucionador ou outras empresas, entrem em contato pelo telefone 151 ou registrem reclamação na sede, na avenida Horácio Racanello Filho 5645, esquina com a av. Herval, ao lado do Terminal Urbano. O reclamante deve levar os documentos pessoais, um comprovante de endereço e prints ou documentos que confirmem a negociação. 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048 

Fotos: Brenda Caramaschi/CBN Maringá.

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