Procura por leitos de UTI em Maringá cai 85%, diz secretário
Imagem Ilustrativa | Foto: Aldemir de Moraes/PMM

Saúde

Procura por leitos de UTI em Maringá cai 85%, diz secretário

Saúde por Letícia Tristão em 15/04/2021 - 15:55

E o Hospital referência Covid em Maringá está há 24h sem mortes pela doença. Seria o agravamento da pandemia dando uma trégua? O importante é frisar que a pandemia ainda não acabou. 

O Hospital Municipal de Maringá é unidade referência de internamento de pacientes com Covid-19 na cidade. São mais de 600 servidores somente no HM. E nesta quinta-feira (15), o hospital divulgou que não registrou nenhuma morte por Covid-19 desde a manhã de quarta-feira, até a manhã desta quinta.

Foram as primeiras 24 horas sem registro de mortes por complicações do coronavírus no hospital pelo menos das últimas três semanas.

Segundo a prefeitura, a taxa de ocupação das UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo) e Enfermaria no Hospital Municipal e na UPA Zona Sul é de 90%. Nas últimas semanas, Maringá vinha registrando taxa de ocupação de 100%, mesmo com a inclusão de novos leitos diariamente.

Será que isso significa que a segunda onda da pandemia está dando uma trégua? Segundo a prefeitura, os casos de Covid-19 em Maringá caíram 260% em março. E o número de pacientes à espera por um leito caiu 85% nos últimos 15 dias.

Segundo o secretário de Saúde Marcelo Puzzi, no dia 1º de abril, os pedidos por leitos em Maringá variavam de 60 a 80 por dia. E desde o dia 5 de abril, esse número caiu consideravelmente e varia de 6 a 10 precisando de leitos de UTI na cidade.

Segundo o secretário, isso é um reflexo das medidas mais restritivas do último mês e também da conscientização da população. Mas ele reforça que a pandemia ainda não acabou e que é preciso manter os cuidados. [ouça o áudio acima]

O Hospital Municipal também deu alta a nove pacientes, com idades entre 40 e 50 anos, que se recuperaram da Covid nessas 24 horas.

A empresária Diane Bonotto viveu momentos difíceis, com pai e mãe internados ao mesmo tempo por complicações da doença. O pai dela chegou a ter 70% do pulmão comprometido e ficou internado por doze dias, seis na UTI. [ouça o áudio acima]

Mas depois de dias de sofrimento e tensão e muita luta, a vitória. Pai e mãe, de 54 e 52 anos respectivamente, saíram do internamento praticamente juntos. [ouça o áudio acima]

Desde o início da pandemia, Maringá registrou 39.828 casos positivos de coronavírus, desses, 37.602 estão recuperados.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade