Projeto de lei cria regras para atividades físicas coletivas ao ar livre
Imagem Ilustrativa/Foto: Clube 17/Reprodução/Facebook

Maringá

Projeto de lei cria regras para atividades físicas coletivas ao ar livre

Política por Luciana Peña em 03/09/2019 - 08:36

O projeto, que entra em discussão na sessão da Câmara de Maringá nesta terça-feira (3), prevê pagamento de taxa profissionais de educação física autônomos. As aulas ao ar livre são cada vez mais comuns em Maringá, cidade privilegiada em praças e áreas verdes. Esse movimento de aulões foi surgindo de forma espontânea e portanto, sem regras.

O projeto do vereador Mário Verri, determina uma série de obrigações para os profissionais que utilizam os espaços públicos com finalidade financeira. É preciso, por exemplo, ter inscrição no Conselho Regional de Educação Física. Os profissionais também   precisam respeitar os níveis de intensidade de ruídos, manter a área limpa e não obstruir o passeio público.

O projeto de lei estabelece multa de mil reais e proibição de exercer a atividade por dois anos em caso de descumprimento. O vereador explica que a princípio propôs o pagamento de uma taxa por uso do espaço público, com locais e horários pré-determinados. Mas uma emenda modifica esta parte do projeto, ficando apenas a taxa paga pelo professor de educação física paga exercer a atividade. O vereador Mário Verri diz que o projeto foi discutido com todos os envolvidos no assunto.

O projeto soa como mais uma burocracia para o dia a dia do cidadão e um mecanismo que cria reserva de mercado para profissionais de educação física. O presidente do Sindicato das Academias de Maringá e Região e conselheiro do Cref9, Conselho Regional de Educação Física, Anderson Lopes, no entanto, diz que o objetivo é coibir o exercício ilegal da profissão.

O Cref diz que tem estrutura e capacidade para fiscalizar. Quando o Conselho confirma um caso de exercício ilegal da profissão, o caso é levado ao Ministério Público.

Atualização (11h20): O projeto do vereador Mário Verri foi retirado de pauta por quatro sessões.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade