Projeto que revoga mais de mil leis aguarda inclusão na pauta
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Projeto que revoga mais de mil leis aguarda inclusão na pauta

O Assunto é Política por Diniz Neto em 06/12/2018 - 14:59

PROJETO QUE REVOGA MAIS DE MIL PROJETOS INÚTEIS DEVE ENTRAR NA PAUTA NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, DIA 11

Estão faltando apenas seis dias úteis para o fim do período legislativo da Câmara de Maringá.

Após a sessão de hoje, restam apenas duas sessões, nos dias 11 e 13 de dezembro.

O projeto de lei que propõe a revogação de 1.116 projetos de lei inúteis deve ser incluído na pauta da próxima terça-feira, dia 11.

A elaboração do projeto foi do vereador Homero Marchese e contou com co-autoria dos vereadores Onivaldo Barris, Jean Marques, Altamir e Sidnei.

Sem dúvida é um projeto que tem utilidade e merece ser aprovado pelos vereadores.

 CALÇADAS E MICROEMPRESAS

Entrou na pauta da sessão de hoje o projeto do Poder Executivo que muda as normas das calçadas. Foi aprovado pelos vereadores, em primeira discussão.

O texto da assessoria de imprensa sobre este projeto é o seguinte: “Em primeira discussão será votado projeto de lei complementar do Executivo alterando a Norma Regulamentadora (NRM) relativa aos parâmetros urbanísticos e exigências quanto às calçadas, nos termos do Código de Edificações e Posturas Básicas do Município de Maringá (lei complementar 1.045/2016). Esta proposta altera a NRM U-20001 que trata do dimensionamento e demais critérios relativos ao desenho, acessibilidade, mobilidade e ao acesso de veículos em edificações, referentes às calçadas no município de Maringá”.

Voltou à pauta, também, projeto do vereador Jean Marques que estabelece tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e às empresas de pequeno em Maringá, atendendo as normas gerais previstas no Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte instituído pela lei complementar 123, de 14 de dezembro de 2006, e suas alterações.

A lei trata, portanto, da concessão de benefícios fiscais municipais, preferência nas aquisições de bens e serviços pelo Poder Público, incentivo à geração de empregos, incentivo à formalização de empreendimentos, incentivo à inovação e ao associativismo, abertura e fechamento de empresas.

Foi aprovado hoje, em primeira discussão.

 PREFEITOS LIBERADOS PARA GASTAR MAIS COM PESSOAL

Sob o argumento de que estamos em uma grande crise, com queda de arrecadação, 300 deputados federais aprovaram ontem uma medida de exceção que rasga, que coloca a Lei de Responsabilidade Fiscal no lixo.

Segundo a medida aprovada, se essa redução de receita for causada por queda de repasses do

Fundo de Participação dos Municípios, o FPM, ou royalties e participações especiais, os prefeitos estarão livres de punições se ultrapassarem o limite de gastos com pessoal.

O FPM tem caído.

Pela exceção, o que vale para o prêmio aos maus gestores estaria ligado, supostamente, a fatores alheios à qualidade da administração do município. Mas a previsão das receitas e a fixação das despesas precisa estar nos orçamentos e ser acompanhada com o controle das execuções orçamentárias. Se não for mais necessário fazer isto, os gastos com pessoal nos municípios podem ganhar uma dimensão semelhante à que vem ocorrendo em alguns estados que tem 60%, 70% e até 80% das receitas comprometidas com folha de pagamento.

A medida, claramente, abre um grande espaço para a irresponsabilidade fiscal de prefeitos.

O texto, que foi votado nesta quarta-feira (5), segue para sanção presidencial.

O projeto altera a Lei de Responsabilidade Fiscal para acrescentar que os

municípios que tiverem queda de arrecadação de mais de 10% não podem sofrer sanções caso ultrapassem o limite de gastos de 60% da receita com servidores ativos e inativos.

O que vale hoje: Caso ultrapasse o teto e não o restabeleça em até oito meses, a cidade

fica impedida de receber transferências voluntárias, obter garantia e contratar operações de crédito até regularizar a situação.

Ficam proibidos de reajustarem salários de servidores e de realizarem novas contratações.

A economista Ana Carla Abrão afirmou: “Esse é o maior atentado já visto à responsabilidade fiscal neste país”. Ana Carla Abrão é ex-secretária da Fazenda de Goiás e sócia da consultoria Oliver Wyman. Para ela, este prêmio à má gestão, significa que não aprendemos nada nos

últimos quatro anos de colapso.

Segundo ela, na prática boa parte dos municípios já não cumprem o limite dos 60%. O que foi feito é abrir mais um buraco na Lei de Responsabilidade Fiscal, que já vem sendo tão desrespeitada nos seus 18 anos de vigência.

O maior problema, da maioria dos municípios, é com os gastos dos aposentados. Problema que vai crescer ainda mais, daqui para a frente. Em Maringá, os cálculos atuariais mostram que o pico do problema da folha de pagamento com os aposentados acontecerá entre os anos de 2030 e 2035, com a necessidade de aportes gigantescos do município à Previdência.

Segundo cálculo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), mais de 80% dos municípios brasileiros têm situação fiscal considerada crítica ou difícil.

Fiz o cálculo: Estamos falando de 4.460 municípios.

Esta situação inusitada demonstra um pouco do tamanho das dificuldades que presidente Bolsonaro e a equipe econômica terão no relacionamento com o Congresso Nacional, na tentativa de encontrar o equilíbrio das contas públicas.

Será uma tarefa para um time de super herois.

Detalhe: se uma empresa qualquer perder o equilíbrio dos seus gastos com funcionários ela quebra. Simples assim.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade