Quantos leitos de UTI Maringá tem para enfrentar o coronavírus?
Hospital Municipal de Maringá que será referência em internações por coronavírus na cidade - Foto: Divulgação

Saúde

Quantos leitos de UTI Maringá tem para enfrentar o coronavírus?

Saúde por Portal GMC Online em 24/03/2020 - 08:50

Maringá tem atualmente 241 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em sua rede de hospitais públicos e privados. Destes, 115 são exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) e devem ser disponibilizados para pacientes que tenham complicações por coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Maringá, que forneceu os números, a ocupação desses leitos varia de 85% a 90% no momento. A correria dos gestores de saúde é para aumentar esse número de leitos antes que os casos mais graves de covid-19 comecem a aparecer.

Na manhã de quinta-feira, 19, por exemplo, gestores do Hospital Universitário (HU) se reuniram com gestores da saúde de várias prefeituras da região para tentar unir forças em busca de inaugurar pelo menos 30 dos mais de 100 leitos que foram prometidos por políticos no passado. A área dos 100 leitos no HU está em construção, mas a obra está parada.

“O governador Ratinho prometeu que vai disponibilizar equipamentos para que possamos em até 30 dias colocar em funcionamento 30 leitos do HU. Hoje o pessoal está até instalando a caixa d’agua no local onde está sendo construído aqueles 100 leitos”, disse Daniela Álvares Matsumoto, diretora médica do HU.

 

Leitos gerais

Em números gerais Maringá tem 1.392 leitos em hospitais da cidade. Destes, 752 são do SUS. Para o enfrentamento dos casos mais graves de covid-19 os pacientes ficam, geralmente, em leitos de UTI que no caso Maringá tem 241.

Por: Fábio Guillen/GMC Online

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade