Receita Federal prorroga o prazo para envio das declarações do Imposto de Renda
Foto Ilustrativa: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Economia

Receita Federal prorroga o prazo para envio das declarações do Imposto de Renda

Economia por Victor Ramalho em 05/04/2022 - 15:23

Uma Instrução Normativa publicada nesta terça-feira (5), no Diário Oficial da União prorroga o prazo até o dia 31 de maio. Em Maringá, a Receita Federal recebeu até o momento pouco mais de 30 mil declarações, apenas 27% do esperado para 2022.

A Receita Federal prorrogou, em todo o Brasil, o prazo para o envio das declarações do Imposto de Renda 2022. Anteriormente, elas deveriam ser entregues até o dia 29 de abril. Agora, com a Instrução Normativa publicada nesta terça-feira (5), no Diário Oficial da União, o prazo foi estendido até o dia 31 de maio.

A prorrogação, conforme a Receita Federal, tem o objetivo de inibir eventuais dificuldades que os contribuintes possam ter com os prazos, tendo em vista que muitos escritórios que prestam o serviço ainda não estão com seus funcionamentos normalizados, em função da pandemia. Os prazos de pagamento das restituições seguem os mesmos.

Em Maringá, até à 0h desta terça-feira (5), foram entregues 30.083 declarações, segundo dados da Receita Federal de Maringá. O número corresponde a 27.05% do total esperado para este ano, quando o órgão estima receber 111.200 declarações de contribuintes maringaenses.

Segundo o delegado da Receita Federal de Maringá, Marcos Wanderley de Souza, devem declarar o Imposto de Renda pessoas que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70. [ouça no áudio acima]

Ainda de acordo com o delegado, existem penalidades para quem entrega a declaração fora do prazo. Por isso, a dica é se antecipar. [ouça no áudio acima]

A Receita Federal oferece três plataformas onde as pessoas podem entregar a declaração. Tratam-se do programa Gerador, que pode ser baixado diretamente no site da Receita Federal; o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones e tablets e também diretamente pelo site, em gov.br/receitafederal.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade