Rejeitado projeto que veda uso de elementos hostis em espaços públicos
Foto: Arquivo/CMM

Câmara de Maringá

Rejeitado projeto que veda uso de elementos hostis em espaços públicos

Política por Geovan Petry em 08/11/2022 - 13:59

Os vereadores de Maringá votaram o projeto de lei que proibiria a instalação de elementos que afastassem pessoas em situação de rua de espaços livres de uso público. Depois de bastante discussão, a proposta não foi acatada pela maioria dos vereadores. 

O projeto de lei tramitou na Câmara Municipal de Maringá por meses. Foi retirado de pauta duas vezes para adequação no texto e para realização de uma audiência pública.

Na sessão desta terça-feira (8), a proposta da vereadora Ana Lúcia Rodrigues (PDT), entrou na pauta novamente e foi discutida em plenário pelos vereadores. A parlamentar apresentou um segundo substitutivo ao projeto com alterações.

A proposta previa a proibição do uso de elementos hostis em espaços livres públicos de Maringá que tivessem o objetivo de afastar pessoas principalmente em situação de rua, dos espaços públicos como ruas, calçadas, praças, entre outros.

Pelo projeto, entendeu-se como elementos hostis espetos e pinos metálicos pontiagudos, pedras ásperas, bancos sem encosto, cercas elétricas, entre outros.

A autora defendeu a proposta. [ouça o áudio acima]

Mas parlamentares continuaram com dúvidas sobre o texto, como o vereador delegado Luiz Alves (Republicanos). [ouça o áudio acima]

Ao final da discussão, os vereadores votaram e o projeto não foi aprovado. O substitutivo recebeu cinco favoráveis e nove votos contrários. O projeto original teve três favoráveis e doze votos contrários.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade