Revolucionário, menor aeroporto do mundo leva assinatura de maringaense
Menor aeroporto do mundo tem previsão para iniciar os voos em 2022. Foto: Urban Air Port/Divulgação

Transporte do futuro

Revolucionário, menor aeroporto do mundo leva assinatura de maringaense

Tecnologia por Portal GMC Online em 05/09/2021 - 19:10

Passageiros a bordo de drones com decolagens em praças de Maringá rumo a diferentes bairros e cidades próximas. Esse cenário não está a anos de virar realidade, mas, sim, a 9,7 mil quilômetros de distância. Em Coventry, no Reino Unido, está em desenvolvimento um projeto conhecido como o menor aeroporto do mundo, que tem à frente do time de design o arquiteto maringaense Edson Yabiku, de família com tradição na indústria da construção civil de Maringá.

 

A iniciativa Air-One recebeu £ 1,2 milhão (cerca de R$ 9 milhões) do governo britânico para servir como modelo de mobilidade aérea de emissões zero carbono.

 

O início dos voos está previsto para 2022. O projeto, da empresa inglesa Urban Air Port, foi vencedor do concurso Future Flight Challenge, do governo do Reino Unido, para desenvolver a infraestrutura e os sistemas de aviação para a próxima geração de veículos aéreos elétricos e autônomos.

A primeira unidade terá 200 metros quadrados e será instalada em Coventry, município a 155 quilômetros de Londres, com 305 mil habitantes e que tem a maior proporção de pontos para carregamento de carros elétricos do país.

O Air-One é o primeiro aeroporto mundial para futuros Veículos Elétricos de Pouso e Decolagem Vertical (eVTOL) e estará preparado para atuar em quatro áreas: serviços de táxi aéreo de passageiros, drones logísticos autônomos, gestão de emergência de desastres e operações de defesa e logística.

A infraestrutura pode ser transportada em um contêiner e conta com área de embarque e desembarque, centro de comando, reabastecimento e carregamento de aeronaves, ocupando espaço 60% menor que um heliporto tradicional. Segundo os idealizadores, a estrutura pode ser instalada em questão de dias e em qualquer lugar, com energia limpa.

Os projetistas pensaram em um aeroporto elétrico que ajudará a reduzir congestionamentos, poluição do ar e a alcançar um futuro zero carbono. A infraestrutura poderá ser integrada a veículos elétricos e transporte público sustentável.

A Urban Air Port pretende lançar 200 aeroportos desse modelo em todo o mundo nos próximos cinco anos. Um dos parceiros para fazer o negócio decolar é o Hyundai Motor Group, que está desenvolvendo um eVTOL para ser comercializado até 2028.

Diretor do concurso que elegeu o miniaeroporto como o melhor projeto de transporte aéreo ecológico, Gary Cutts se mostra entusiasmado com o que está por vir. “Tem o potencial de revolucionar cidades em todo o mundo, tornando-as mais conectadas, mais limpas e acelerando nossa recuperação econômica verde.”

Fundador e presidente executivo da Urban Air Port, Ricky Sandhu, vislumbra a reinvenção do transporte como conhecemos hoje. “Carros voadores costumavam ser uma fantasia. Air-One vai propiciar transporte aéreo urbano limpo para as massas.”

Por Carla Guedes/GMC Online 

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade