Saúde amplia temporariamente a faixa etária para vacinação contra HPV
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Estadual de Notícias

Proteção

Saúde amplia temporariamente a faixa etária para vacinação contra HPV

Saúde por Letícia Tristão em 12/04/2021 - 18:29

Em Maringá, são 800 doses para jovens de 15 a 26 anos, que serão aplicadas em 24 unidades de Saúde.

O Papilomavírus Humano, o HPV, pode atingir homens e mulheres. É uma doença sexualmente transmissível. Causa verrugas e lesões nas áreas afetadas pelo vírus. O HPV é o principal causador de câncer de colo de útero, o terceiro tipo de câncer que mais atinge mulheres.

A vacina contra o HPV de rotina já é disponibilizada para meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14, com esquema vacinal de duas doses. Temporariamente, a partir dessa segunda-feira (12), a faixa etária foi ampliada. Em Maringá, são 800 doses de vacina contra o HPV que serão disponibilizadas para jovens de 15 a 26 anos. Segundo a coordenadora de vacinas da Sala de Vacinas de Maringá, Edlene Góis, para essa faixa etária, serão três doses. [ouça o áudio acima]

A vacina contra o HPV também previne contra o câncer na genitália e faringe. Em Maringá, 24 unidades de Saúde farão aplicação das doses. Na parte da manhã, das 8h30 às 12h30, funcionam as unidades:Aclimação, Alvorada I, Alvorada III, Cidade Alta, Grevíleas, Império do Sol, Industrial, Morangueira, Ney Braga, Olímpico, Piatã, Vila Operária e Zona 06.

Já no período da tarde, das 13h30 às 18h30, a aplicação da vacina contra HPV será nas unidades:
Internorte, Parigot de Souza, Paris, Portal das Torres, São Silvestre, Universo, Vila Vardelina e Vila Esperança. Em período integral nas unidades de Saúde de Floriano e Iguatemi.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade