Secretário da Fazenda diz que alguns empenhos podem ser cancelados
Divulgação/AEN

Paraná

Secretário da Fazenda diz que alguns empenhos podem ser cancelados

Política por Luciana Peña em 10/01/2019 - 15:30

Renê Garcia reuniu a imprensa nesta quinta-feira (10) em Curitiba para explicar o bloqueio de 20% no orçamento estadual em 2019. Tudo porque o Siaf, sistema operacional de contabilidade, não estaria gerando relatórios confiáveis.

 

A assessoria da ex-governadora informou que a empresa responsável pelo sistema foi notificada. 

O anúncio de bloqueio de parte dos recursos do orçamento do Estado surpreendeu e assustou. Maringá teve 170 milhões de reais bloqueados. A maior parte dos recursos para a Universidade Estadual e o Hospital Universitário. Nesta quinta-feira (10), em coletiva de imprensa em Curitiba, o secretário de Fazenda do Paraná, Renê Garcia, explicou o motivo do bloqueio. Segundo o secretário, faltam informações sobre restos a pagar porque o Siaf, sistema operacional de contabilidade, não está gerando relatórios confiáveis. Com as incongruências encontradas o bloqueio foi uma medida de prevenção.

Para regularizar a situação será criada uma força-tarefa.

O secretário disse ainda que apesar do problema no Siaf, não haverá dificuldades para pagar os salários de servidores.

A ex-governadora Cida Borghetti disse que deixou o governo com 400 milhões de reais em caixa para o atual governo gastar como desejar. O secretário disse que não conseguiu confirmar este valor.

O secretário disse que há dúvidas em relação aos restos a pagar, com empenhos aparentemente sem lastro. E informou que alguns empenhos podem ser cancelados.

O secretário disse ainda que não haverá aumento de impostos.

O áudio da coletiva foi fornecido pela Agência Estadual de Notícias.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade