Seleção e articulação para candidaturas a prefeito
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Seleção e articulação para candidaturas a prefeito

O Assunto é Política por Diniz Neto em 28/10/2019 - 10:09

 

28 de outubro, segunda-feira. Faltam 64 dias para o fim do ano.

 

Dia do Servidor Público. A data surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, recordando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos - Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939.

O que motivou a criação da data pelo Conselho, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938.

Na maioria dos estados e municípios brasileiros, o Dia do Servidor Público é considerado facultativo para os profissionais da área.

Assim, o artigo 236 da lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina que 28 de outubro é oficialmente o Dia do Servidor Público no Brasil.

 

 

- PREFEITO

- PROCESSO SELETIVO DO NOVO

- MARINGAENSE NA PRESIDÊNCIA DA FIEP

- FALTA DE MÉDICOS

- PROBLEMAS NO ATENDIMENTO DAS UPAS

- SUBSÍDIO PARA O TRANSPORTE COLETIVO NO PARANÁ

- COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

- PÉ NA ESTRADA TERÁ EVENTO EM MARIALVA, DIA 31 DE OUTUBRO

 

 

PREFEITO

Um grupo de profissionais liberais, militares e empresários, quer lançar o Tenente Edson Luiz candidato a prefeito.

Edson tem convites de vários partidos para filiação. Ele mantém um trabalho articulado desde o seu mandato como vereador (2013/2016), onde se destacou, sendo 10 secretário da Câmara e agindo sempre com firmeza e austeridade.

Edson Luiz é oficial da PM, bacharel em direito e administração e tem atuação e liderança em vários setores da comunidade.

 

PROCESSO SELETIVO DO NOVO

De Tiago Martines recebo a informação de que o processo seletivo para escolha do candidato a prefeito está terminando neste dia 31 de outubro. A inscrição pode ser feita no site do NOVO.

O prazo para se inscrever para o processo seletivo de vereador termina em 8 de janeiro. Acesso no SITE.

Maringá é um dos três municípios do interior do Paraná que terão candidato a prefeito. A escolha dos candidatos será feita por meio desta seleção.

No Paraná o NOVO terá candidatos a prefeito em Maringá, Londrina e Cascavel, no interior, e na capital Curitiba. Ainda poderão ter candidatos pelo NOVO as cidades de Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais.  

 

MARINGAENSE NA PRESIDÊNCIA DA FIEP

Hoje muitos maringaenses estarão em Curitiba para a posse de Carlos Valter Martins Pedro, industrial de Maringá que vai assumir a presidência da Fiep.

A entidade representa 108 sindicatos empresariais filiados, que defendem os interesses de 54 mil empresas de 32 segmentos industriais do estado.

Carlos Valter vai comandar a federação pelos próximos quatro anos.

Ele se somará a Ágide Meneguetti (Faep), Marco Tadeu Barbosa (Faciap), Ercílio Santinoni (Conampe/Fampepar), maringaenses que comandam federações se setores da economia.

 

FALTA DE MÉDICOS

O vereador Dr. Jamal falou quinta-feira na tribuna da Câmara sobre o número de médicos contratados pela Prefeitura de Maringá.

Recentemente foi divulgada uma informação de que Maringá teria 440 médicos contratados. O vereador Dr. Jamal, que é médico, fez um levantamento. Encontrou 231 médicos cadastrados, no Portal da Transparência. 40 estão afastados. 191 estão na ativa.

Pelo porte da cidade, o vereador defende que a Prefeitura precisava ter mais médicos para atender a população.

 

PROBLEMAS NO ATENDIMENTO DAS UPAS

Recebi na quinta-feira informações sobre problemas no atendimento nas UPAS.

Uma pessoa foi à UPA Zona Norte. Depois de uma hora esperando atendimento, resolveu ir para a UPA Zona Sul. Pouco adiantou.

Havia muita gente para ser atendida e na placa dos profissionais trabalhando havia informação de que três médicos estavam atendendo.

Ele demorou três horas para ser atendido na UPA Zona Sul.

 

SUBSÍDIO PARA O TRANSPORTE COLETIVO NO PARANÁ

Garantir o transporte público como um direito social, conforme diz a Constituição Federal e a Lei nº 12.587, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana(PNMU), é um dos principais objetivos do projeto de lei (PL 781/2019), protocolado na Assembleia Legislativa e de autoria dos deputados Goura, Evandro Araújo, Mabel Canto, Marcio Pacheco, Tercílio Turini e Arilson Chiorato, que dispõe sobre concessão de subsídios aos serviços de transporte público coletivo de passageiros no estado do Paraná.

Segundo Goura, o subsídio orçamentário já é praticado em Curitiba e Região Metropolitana, há tempo, seja pelo próprio município, seja em convênio com o Estado. Somente neste ano, o subsídio injetou mais de R$ 40 milhões de recurso do Estado no sistema da capital. Ele explica que o projeto quer regulamentar a concessão deste subsídio e torná-lo acessível às outras regiões metropolitanas do estado.

“Nada justifica esta exclusividade dada a Curitiba e Região Metropolitana. Queremos, com o projeto do subsídio, que se defina uma política pública isonômica para o transporte público de passageiros. Que atenda as outras regiões metropolitanas e, principalmente, diminuir ou isentar o valor da tarifa pública cobrada dos usuários e incentivar a utilização do transporte público”, justifica Goura.

 

COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

O jornalista José Marcos Baddini está concluído uma nova edição do seu livro "Comunicação Corporativa - A Comunicação Transformada em Valor".

O lançamento dever acontecer ainda em 2019.

 

PÉ NA ESTRADA TERÁ EVENTO EM MARIALVA, DIA 31 DE OUTUBRO

No próximo dia 31 de outubro, às 18 horas, na Câmara Municipal de Marialva, acontecerá reunião do Projeto Pé na Estrada, do Cidadania23, com a presença do deputado federal Rubens Bueno. 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade