Prefeitura de Maringá cria leitos para acolhimento
Foto: Divulgação/Hospital Municipal de Maringá

Medidas

Prefeitura de Maringá cria leitos para acolhimento

Cidade por Victor Simião em 13/07/2020 - 16:55

Após anunciar abrigo em alojamentos no ginásio Chico Neto, município divulga que Hospital Municipal irá receber positivados da Covid-19 para fazer 'quarentena'. A maior parte dos quartos é para profissionais da saúde. De acordo com a Prefeitura, ações como essa já vinham sendo estudadas. 

 

A reportagem foi atualizada às 20h20 para o complemento de informações. 
A reportagem foi atualizada às 10h50 desta terça-feira (14). Diferentemente do que havia sido informado, os hotéis enviaram um ofício e não protocolaram um pedido. 

 

Em meados de abril, a Prefeitura de Maringá criou um chamamento público para que hotéis interessados se credenciassem para receber pessoas com a Covid-19. O resultado: o edital ficou deserto. Por parte dos empresários do setor, ainda havia dúvidas sobre essa doença. Poucos dias atrás, duas empresas de hotelaria enviaram um ofício oferecendo quartos para profissionais da Saúde. O município ainda não decidiu o que deve ser feito nesse caso.

Em meio a isso, a Prefeitura de Maringá decidiu se organizar e criar “abrigos”. Nesta segunda-feira (13), o poder público divulgou ter separado 80 leitos no Hospital Municipal de Maringá para pessoas positivadas. Embora a medida tenha sido tomada neste momento, o município informou que essas ações já vinham sendo estudadas para evitar o contágio da Covid-19.

Um protocolo foi criado - e haverá uma espécie de seleção de pessoas. A prioridade está para quatro grupos: profissionais de saúde; profissionais da segurança ou serviço público; moradores em residência de até 70 metros quadrados com mais de quatro pessoas; e quem vive com alguém que esteja no grupo de risco e não consegue manter o isolamento social.

Segundo a Prefeitura, a unidade montada tem 20 quartos com capacidade para até quatro pessoas. 50% das vagas são para profissionais da saúde; o restante para os outros grupos. A utilização de máscara será obrigatória e não será permitido sair do setor por 14 dias.

Roupas e itens pessoais são de responsabilidade de cada um.

Os interessados devem se inscrever pela internet, em um formulário disponibilizado no site do município. O endereço é o maringa.pr.gov.br.

Esta é a segunda ação da Prefeitura voltada a abrigar quem deve se isolar. A primeira foi divulgada na semana passada. Alojamentos do ginásio Chico Neto devem receber até 20 pessoas em situação de rua com a suspeita de contaminação.

Os protocolos ainda estão sendo definidos. O que se sabe até o momento é que lá deverão ficar quem tiver sido atendido na UPA Zona Norte e tiver de aguardar o resultado do exame da Covid-19.

No momento, o ginásio Valdir Pinheiro abriga pessoas em situação de rua sem sintomas da doença.

As secretarias de Saúde e de Assistência Social têm lidado com essas situações.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade