Setembro é dedicado a campanhas de conscientização
Foto: Fiocruz

Doação de órgãos

Setembro é dedicado a campanhas de conscientização

Saúde por Geovan Petry em 31/08/2022 - 14:36

O mês de setembro, além de ser o mês dedicado à prevenção do suicídio, é também conhecido pela campanha de doação de órgãos. Por causa da pandemia, o número de transplantes realizados no país diminuiu. 

No fim do ano passado, a consultora de negócios Letícia Albuquerque perdeu a irmã Paula Rodrigues Albuquerque, de apenas 25 anos. Após uma torção no pé, que causou um inchaço no local, a saúde piorou. Os médicos constataram trombofilia pulmonar. Foram 5 paradas cardíacas. Por fim, a morte cerebral foi constatada. Num momento tão triste, a família teve forças para tomar uma decisão delicada: doar os órgãos da jovem. De acordo com Letícia, as campanhas de conscientização ajudaram a tomar a decisão. [ouça o áudio acima]

De Paula foram retirados órgãos como pâncreas, fígado, córneas e as válvulas do coração. Os transplantes foram realizados nos dias seguintes. Pessoas que estavam na fila de espera e que, com uma atitude generosa, puderam continuar com a chance de viver.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2019, mais de 27 mil transplantes foram realizados no Brasil. O País conta com o maior sistema público de transplantes do mundo. Do total, 95% dos procedimentos são realizados com recursos públicos. Porém, em 2020, por causa da pandemia, houve queda de transplantes.

No Paraná, de janeiro a abril, 61% dos doadores foram homens e 39% mulheres. Houve o registro de 501 mortes e 198 doações de órgãos. Setenta e sete famílias não autorizaram a doação e em 158 casos houve contra indicação clínica. Na regional de Maringá, que é uma das Organizações de Procura de Órgãos (OPO'S) foram registradas 88 mortes e 40 autorizações de transplantes. Em 33 casos os órgãos não puderam ser retirados por questões clínicas e oito famílias não autorizaram a doação.

Outro dado importante é que, de janeiro a abril, foram realizados no estado seis transplantes de coração, 119 de fígado e 162 transplantes de rins. A lista de espera por um órgão é de 2.891 pessoas.

De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes, Juliana Ribeiro Giugni, é importante avisar a família de que você é um doador de órgãos e que vidas podem ser salvas. [ouça o áudio acima]

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade