Sobe para 12 número de casos de coronavírus no Paraná
Imagem Ilustrativa/Pixabay/Domínio Público

Covid-19

Sobe para 12 número de casos de coronavírus no Paraná

Saúde por Redação CBN Maringá em 17/03/2020 - 21:41

As seis novas confirmações são em Cianorte, Londrina, Campo Largo, Curitiba e Pinhais.

As informações foram divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde no começo da noite desta terça-feira (17)

Todos os 12 casos confirmados da Covid-19 no Paraná são casos importados. Segundo o Sesa, não há registros de transmissão comunitária no Paraná.

O caso de Cianorte é de uma mulher, de 62 anos, que esteve nos Emirados Árabes em fevereiro. O caso é considerado moderado. É o segundo caso no município. O primeiro foi confirmado no dia 12 deste mês e se trata de uma mulher de 47 anos, que também esteve no Oriente Médio.

A paciente de Londrina, tem 52 anos e retornou de uma viagem à Itália.

Em Curitiba, são mais dois casos confirmados, agora somando sete. Os pacientes são um homem de 28 anos e uma mulher de 26, que viajaram a São Paulo.

O caso de Campo Largo é de uma mulher de 62 anos que esteve na Itália e de Pinhais, um homem de 27 anos que fez uma viagem a Espanha. Ele participou de um evento de uma multinacional e viajou com várias pessoas de diversos estados do país.

Por causa do aumento do número de casos suspeitos no estado e a necessidade de resultados mais rápidos, a Secretaria de Saúde vai adotar uma nova metodologia de resultados. Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, não será mais exigida a contraprova pelo Lacen – Laboratório Central do Estado se o laboratório privado que realizou o teste seja credenciado.

Antes, mesmo que o resultado de um laboratório particular desse positivo para Covid-19, o protocolo era que os exames obrigatoriamente passassem pelos laboratórios de cada estado.

Segundo o Sesa, a mudança irá ocorrer de imediato e já há casos confirmados por laboratórios credenciados que serão divulgados assim que forem alinhados os procedimentos e protocolos.

A Secretaria de Saúde informou o Ministério da Saúde divulgou que são 240 suspeitos no Paraná e 82 descartados. Mas como não havia acesso ao sistema na tarde desta terça-feira, a Sesa não teve como descartar, analisar e indicar quais municípios estão localizadas as novas suspeitas. Assim que o sistema fora normalizado, a atualização de dados será feita e um novo boletim será divulgado.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade