Sorriso? "Arco-íris invertido" aparece no céu de Maringá e região
foto: Acácio Cordioli

Raro

Sorriso? "Arco-íris invertido" aparece no céu de Maringá e região

Paraná por Portal GMC Online em 11/04/2020 - 21:20

Quem olhou para o céu de Maringá e cidades da região na tarde dessa sexta-feira (10), pôde apreciar um arcoíris invertido, ou um “sorriso colorido”. Trata-se de um fenômeno raro chamado arco circunzenital.

A bela paisagem foi registradas pelas lentes de Acácio Cordioli, técnico em Meteorologia e “caçador de tempestades” da Stormaringá. Ele relata que não via um arco circunzenital tão nítido como este desde 2012.

Segundo ele, este fenômeno acontece a partir da interação dos raios do sol com os cristais de gelo presentes nas nuvens do tipo Cirrostratus.

“O que teve ontem [dia 10] foi um dos tipos de halo solares. Em um certo momento teve o fenômeno ‘parélio’ que são como dois falsos sóis, em ambos os lados do sol, e o ‘arco circunzenital’, que foi essa nuvem mais colorida. Esses parélios recebem também os nomes de ‘falsos sóis e ‘sundog’”, explica.

O fenômeno raro foi registrado pelas lentes de Acácio Cordioli em Marialva, mas o “arco-íris invertido” também foi visto em Maringá e cidades da região.

Por Lethícia Conegero / Portal GMC Online

 

foto: Acácio Cordioli
foto: Acácio Cordioli

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade