Tarifa de água e esgoto terá reajuste em outubro
Imagem ilustrativa/Foto:Ike Stahlke/Sanepar

Saneamento

Tarifa de água e esgoto terá reajuste em outubro

Cidade por Luciana Peña em 26/08/2020 - 08:37

A Agepar, agência reguladora do serviço no Paraná, autorizou o reajuste anual de 9,62% nas tarifas da Sanepar a partir de 31 de outubro.

Segundo a Agepar, o último reajuste tinha sido abril de 2019. A tarifa é reajustada todo ano para repor custos da concessionária com energia elétrica, pessoal, produtos químicos utilizados em todo o processo, manutenção e operação do sistema.

Em abril deste ano, exatamente um ano após o último reajuste, a empresa apresentou os cálculos para a Agepar.

Mas todas as tarifas de serviços regulados pelo Estado foram suspensas por 60 dias na época, por causa da pandemia. Essa medida foi prorrogada por mais 60 dias e perdeu a validade este mês.

O reajuste será aplicado de forma proporcional durante o mês de novembro e terá impacto integral a partir de dezembro.

6,18,% do percentual de reajuste são os indexadores que incidem na variação da cesta dos índices IPCA, IGP-M e INPC mais a variação de custos.

O aumento do dólar elevou o preço de produtos químicos importados e, segundo a Agepar, influenciou na alta deste indicador.

E o restante do reajuste, 3,44%, é a quarta parcela do diferimento tarifário. Uma recomposição da tarifa por causa do congelamento ocorrido entre 2005 e 2010.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade