Tarifas nas praças da Viapar podem ser reduzidas pela Justiça
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Tarifas nas praças da Viapar podem ser reduzidas pela Justiça

O Assunto é Política por Diniz Neto em 26/11/2018 - 10:02

REDUÇÃO DE TARIFAS NAS PRAÇAS DA VIAPAR

No final da semana passada a justiça de Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Estado, determinou a redução das tarifas da Econorte em cerca de 26%.

Há uma ação semelhante proposta pelo Ministério Público Federal em relação às tarifas da Viapar. Membros do Ministério Público Federal  e Procuradoria Geral do Estado acreditam que pode haver uma decisão em breve, beneficiando os usuários com uma redução tarifas.

SARANDI DIVIDIDA

O município de Sarandi começa a enfrentar hoje uma situação muito delicada. O fechamento dos cruzamentos da rua Inglaterra e da avenida Rio de Janeiro com a rodovia BR-376 deixa a cidade dividida, com duas alternativas de acesso Norte/Sul, as duas muito congestionadas.  

A confusão é enorme. Prédios públicos ficam em regiões divididas. Começa a luta pelos recursos para a construção de um viaduto,  a princípio previsto para a rua Inglaterra. 

OS PROCESSOS CONTRA BOVO

José Luiz Bovo, atual secretário de Fazenda do Paraná, foi condenado em primeira instância por improbidade, em processo que teve origem com denúncia do Ministério Público, no tempo em que foi secretário de Gestão e Fazenda de Maringá.

Muitas pessoas querem saber a que se refere esta condenação.

Em contato com ele, me esclareceu que sofreu três denúncias, nos seguintes casos:

1 - O primeiro, por ter assinado um processo de inexigibilidade para a contratação de capacitação para agentes de trânsito.

2 - O segundo, por ter assinado um edital de licitação para a contratação de empresa para assessorar o Centro de Tecnologia de Informação – CTI – da prefeitura.

3 - O terceiro processo por ter efetuado pagamento, como secretário da Fazenda, na contratação da Expoer, feira que aconteceu por dois anos em Maringá.

No processo de capacitação dos agentes de trânsito e agora, processo relacionada à licitação para assessoramento do CTI, Bovo foi condenado em 1ª instância pelo Poder Judiciário, em Maringá, que entendeu que o ex-secretário e outros membros da administração praticaram ato administrativo irregular. O processo está relacionado a um suposto erro administrativo, não havendo desvio de dinheiro público, nem falta de execução de serviços ou superfaturamento.

Prefeito e secretários municipais de uma cidade como Maringá assinam milhares de documentos. Nos três casos citados, equipes técnicas elaboraram editais, pareceres e documentos que, necessariamente, precisavam ser assinados pelos secretários e o prefeito.

José Luiz Bovo está recorrendo das decisões e entende que não praticou nenhum ato ilegal, tendo simplesmente assinado atos formais, que não causaram prejuízo ao erário.

CANDIDATO VIRTUAL

Willy Taguchi, vice de Ricardo Barros, na gestão 1989 a 1992, filho vereador Kazumi Taghuchi, que cumpriu seis mandatos de vereador, fez duas campanhas a vereador com propaganda e comunicação exclusivamente digital.

Apesar dos engajamentos e do grande número de amigos e seguidores, as suas votações ficaram abaixo de  mil votos.

Com a vitória de Bolsonaro, com uma campanha realizada no whatsapp e nas redes sociais, Willy Taguchi anunciou que pretende ser candidato novamente a vereador, em 2020, com a mesma ideia, da campanha digital.

No post em que falou sobre isto, nas redes sociais, recebeu 100 curtidas e dezenas de comentário, muitos deles com declarações de votos.

Nesta campanha ele trabalhou como influenciador digital na campanha de Jair Bolsonaro, em Maringá, ao lado de muitas centenas de voluntários.

PARTIDOS FAZEM FILIAÇÕES PARA 2020

Alguns partidos já iniciaram as filiações de pré-candidatos a vereador. Até agora o partido que mais anunciou filiações foi o Progressistas.

Outros partidos também anunciam que estão se preparando para montar chapas fortes para vereador. O PMDB, através do seu presidente, Umberto Crispim, já anunciou que ele, que já foi vereador, e o ex-vereador e presidente da Câmara, John, deverão ser candidatos ao Legislativo. Eles estão trabalhando na montagem de uma chapa forte e competitiva para 2020.

O PSL, que será comandado em Maringá pelo deputado estadual eleito Do Carmo, também já anunciou que terá candidato a prefeito e uma chapa competitiva para a Câmara Municipal.

Na mesma linha Homero Marchese, também eleito deputado estadual, deverá trabalhar para montar uma chapa forte no PROS para vereador.

O PSD também será um partido forte na cidade, com filiados de tradição no partido e o deputado federal Sargento Fahur.

O PV tem o deputado estadual eleito, Soldado Adriano, que fará parte da direção municipal.

O Podemos se articula também para montar uma executiva e deverá se organizar.

O Novo mantém o trabalho, terá candidato a prefeito e uma chapa de candidatos a vereador, de acordo com as normas e princípios do partido.

O PT, partido que tem o deputado federal Enio Verri e dois vereadores, estará forte na campanha.

O PR, do deputado federal Luiz Nishimori, está fazendo filiações e se organizando.

PMN, do deputado Dr. Batista, o PSC, com deputado eleito pela região, o PHS são partidos que também deverão se organizar para 2020.

Os trabalhos deverão se intensificar no começo do ano que vem, após a posse do novo governador e, em especial, após a posse dos deputados eleitos, em 1º de fevereiro.

AS NOVAS DIREÇÕES MUNICIPAIS

Alguns partidos vão trocar de direção municipal. Um deles é o PV.

Qual será o rumo do PDT no Paraná? Quem assumirá o comando do partido?

Podemos, como ficará?

Sã definições que vão interferir diretamente no quadro de Maringá.

PARANÁ ESTÁ ENTRE OS CINCO COM MENOR TAXA DE DESOCUPAÇÃO NO PAÍS

O Paraná está entre os cinco estados com menor taxa de desocupação do País, segundo pesquisa nacional realizada pelo IBGE relativa ao terceiro trimestre de 2018. A pesquisa mostrou que no trimestre de julho a setembro a taxa de desocupação no Brasil recuou de 12,4 % para 11,9%. Das 27 unidades federativas, 21 se mantiveram estáveis, com variação abaixo de 1%.

O Paraná é o 5º estado com menor taxa de desocupação com 516 mil pessoas desocupadas, tendo um recuo de meio ponto percentual - saindo de 9,1% no segundo trimestre de 2018 para 8,6% no terceiro trimestre. O resultado é ainda melhor se comparado à taxa de desocupação em relação ao 1º trimestre do ano, quando a taxa era de 9,6%.

CREA ALERTA PREFEITURA DE UMUARAMA SOBRE CONCURSO DE NATAL

O Conselho de Engenharia de Agronomia do Paraná (Crea-PR) constatou que o edital do 5º Concurso de Decoração Natalina de Umuarama, denominado como “Natal Encantado”, não prevê o acompanhamento de um profissional de engenharia na inspeção e fiscalização das residências e condomínios decorados para o concurso. Por conta disso, na segunda-feira (19) o órgão entregou para a diretora da Fundação de Cultura e Turismo de Umuarama, Vera Lúcia de Oliveira Borges, um ofício explicando que as atividades de instalações elétricas, como as desse concurso, precisam de cuidados especiais para segurança da população.

A prefeitura respondeu ao Crea que vai acatar a recomendação. A orientação do Crea foi para que o município apresente um profissional tecnicamente habilitado para realizar as vistorias nas residências e condomínios participantes do concurso. O documento orientativo é para segurança dos moradores, para evitar acidentes elétricos, como curto-circuito e incêndios.

As inscrições do concurso 'Natal encantado' de Umuarama começaram no dia 19 e vão até o dia 30 de novembro. O objetivo é resgatar o brilho e magia da data na cidade.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade