TCE recomenda que Prefeitura de Maringá defina subsídio ao transporte coletivo em três meses
Imagem Ilustrativa | Foto: Márcio Naka/PMM

Transporte

TCE recomenda que Prefeitura de Maringá defina subsídio ao transporte coletivo em três meses

Cidade por Luciana Peña em 04/03/2021 - 10:29

O Tribunal de Contas do Estado fez seis recomendações para melhorar o transporte público em Maringá.

Todas as recomendações têm prazos para execução. Na primeira recomendação, o TCE determina que a prefeitura encaminhe, no prazo de três meses, uma solução para a definição do subsídio que deve ser repassado à concessionária enquanto durar a pandemia. Alguns custos devem ser retirados da planilha tarifária no cálculo do reequilíbrio econômico-financeiro, a exemplo do que já foi feito em alguns municípios.

A segunda recomendação é para que a prefeitura implante em seis meses um controle efetivo e regular para monitorar as receitas, custos e despesas da concessionária.

A terceira recomendação é para que, em um mês, a prefeitura estabeleça critérios de higienização dos equipamentos e veículos do sistema de transporte, combinado com critérios de restrição à utilização e distanciamento.

Também no prazo de um mês, o município deve fiscalizar e produzir relatórios sobre a lotação de ônibus acima do recomendado. O monitoramento deve ocorrer com frequência e não apenas quando há denúncias.

A prefeitura deve ainda, no prazo de seis meses, apurar a receita e os custos reais incorridos pela concessionária durante o período de pandemia, para que seja calculado o aporte necessário do município.

E por fim, para aumentar a confiabilidade de dados, o município precisa elaborar e implementar, dentro de seis meses, plano de ação para o controle e acesso plenos às informações do sistema; com visualização em tempo real à base de dados do sistema.

Atualizado às 11h53: Em nota, a Prefeitura informou que: "A Prefeitura de Maringá informa que vai tomar as medidas cabíveis em relação as recomendações do Tribunal de Contas do Estado do Paraná."

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade