Ultrassom portátil permite avaliação médica em minutos
Reprodução/Facebook Ulisses Maia

Samu aéreo

Ultrassom portátil permite avaliação médica em minutos

Saúde por Luciana Peña em 12/09/2018 - 08:40

O helicóptero do Samu de Maringá ganhou um ultrassom portátil de uma instituição de ensino. É o segundo serviço aéreo de urgência que trabalha com este equipamento no país.

Quando o Samu aéreo entra em ação é sinal de que o caso é grave. Uma emergência médica, um acidente na rodovia... Vítimas presas às ferragens… Em acidentes assim não basta ser rápido na chegada, é necessário ter rapidez também para avaliar o estado de saúde das vítimas.

A experiência do profissional conta muito, mas equipamentos são precisos. Uma vítima pode aparentemente estar bem… consciente, mas ao mesmo tempo, estar com uma hemorragia interna. O Samu aéreo de Maringá está trabalhando agora com um ultrassom portátil.

O equipamento foi doado por uma instituição de ensino. O coordenador do Samu, o médico Maurício Lemos, explica que em questão de minutos o equipamento informa à equipe se a real situação da vítima. E todo o procedimento a partir daí segue um protocolo específico.

O Samu aéreo de Maringá é o segundo do país a trabalhar com este equipamento.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade