Clima
Verão começa com calor e instabilidade no Paraná
Paraná por Thiago Danezi/GMC Online em 21/12/2025 - 10:50O verão começa oficialmente neste domingo, 21, às 12h03, e já chega trazendo calor intenso e mudanças no tempo em todo o Paraná. Desde as primeiras horas do dia, o estado sente os efeitos da nova estação, com temperaturas elevadas, sensação de abafamento e previsão de pancadas de chuva típicas de verão.
Pela manhã, rajadas de vento entre 50 e 60 km/h podem ocorrer com maior frequência na metade oeste do estado. Ao longo do dia, o calor predomina em todas as regiões paranaenses, com temperaturas máximas próximas dos 30 °C e possibilidade de ultrapassar essa marca no interior.
Durante a tarde, o aquecimento aliado à alta disponibilidade de umidade favorece a formação de pancadas de chuva irregulares e de curta duração. A faixa oeste do Paraná merece atenção, já que as instabilidades podem ganhar força ao longo do dia, com potencial para temporais localizados, acompanhados de raios e rajadas de vento.
A madrugada deste domingo foi marcada por baixa amplitude térmica, ou seja, pouca variação de temperatura ao longo da noite. Em um ambiente mais aquecido e úmido, a sensação de abafamento foi intensa em municípios do oeste paranaense. São Miguel do Iguaçu registrou mínima de 26,4 °C, seguido por Foz do Iguaçu e Altônia, com 25,2 °C, e Santa Helena, com 25 °C. Já regiões do Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba tiveram temperaturas mais amenas, em torno de 17 °C.
No momento, áreas de instabilidade avançam do Paraguai em direção à região de Foz do Iguaçu, com possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas nas próximas horas.
Em Maringá, o domingo será de calor, com temperaturas variando entre 22 °C e 30 °C. Londrina deve registrar mínima de 21 °C e máxima de 29 °C. Em Foz do Iguaçu, os termômetros variam entre 25 °C e 29 °C, enquanto Curitiba terá um dia de forte amplitude térmica, com mínima de 17 °C e máxima podendo chegar aos 29 °C.
Na segunda-feira (22), o calor continua em todo o Paraná, com máximas acima dos 30 °C em todas as regiões. À tarde, pancadas de chuva isoladas e típicas do verão devem ocorrer de forma espalhada pelo estado, mantendo o padrão instável do início da estação.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade