Vereador quer liberar faixas exclusivas de ônibus para táxis e motos
Divulgação/PMM

Pode?

Vereador quer liberar faixas exclusivas de ônibus para táxis e motos

Política por Luciana Peña em 27/12/2018 - 10:11

Proposta está tramitando na Câmara Municipal de Maringá e aguarda parecer da Secretaria de Mobilidade Urbana. As faixas exclusivas foram criadas para tornar o transporte coletivo mais ágil.

 Faixa exclusiva para ônibus é exclusiva mesmo. Motorista de carro, moto ou caminhão flagrado transitando pelas faixas leva multa. A medida está sendo adotada em todas as médias e grandes cidades para estimular o uso do transporte coletivo e desafogar o trânsito urbano. Em Maringá, as faixas da Morangueira e da Kakogawa deixam a viagem pelo menos 15 minutos mais rápida.

E agilidade é um dos argumentos que convencem o cidadão a deixar o carro em casa e andar de ônibus. Mas o vereador Willian Gentil acredita que o trânsito pode melhorar se as faixas exclusivas forem compartilhadas com outros veículos, como motos e táxis. Ele apresentou um projeto para liberar as faixas nestes casos e o projeto está tramitando na Câmara.

O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça. A CCJ pediu um parecer para a Semob, Secretaria de Mobilidade Urbana. Nós entramos em contato com a Semob. A secretaria só vai se pronunciar após entregar o parecer à Câmara, o que deve ocorrer ao fim do recesso parlamentar. Especialistas em trânsito ouvidos pela reportagem disseram que o projeto é inconstitucional porque só o Executivo pode deliberar sobre temas relacionados ao trânsito.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade