Vídeo de agentes da Semob descaracterizados viraliza; Entenda o motivo

Radar móvel

Vídeo de agentes da Semob descaracterizados viraliza; Entenda o motivo

Cidade por Portal GMC Online em 07/02/2020 - 11:17

Nesta quinta-feira, 6, viralizou nas redes sociais um vídeo em que funcionários da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Maringá aparecem aferindo a velocidade dos veículos que passam por uma avenida da cidade. O que chamou a atenção na internet, no entanto, foi o fato do carro utilizado pelos agentes estar descaracterizado. A primeira hipótese levantada foi, então, que eles faziam uso de um radar móvel.

As imagens geraram muitos questionamentos e revolta. Horas depois, a Prefeitura Municipal se manifestou por meio de nota para explicar o motivo do trabalho da Semob. Segundo a prefeitura, “não é o que parece”.

De acordo com a Semob, os funcionários estavam, sim, verificando a velocidade dos veículos na via. Porém, a medida fazia parte de um estudo da prefeitura para que seja instalado, futuramente, um radar fixo ou um quebra-molas no local.

“Trata-se, na verdade, do cumprimento de uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que exige, para instalação de radar ou quebra-molas, a comprovação de excesso de velocidade no trecho. Caso fosse usado uma viatura caracterizada, o motorista reduziria a velocidade ao perceber o uso do dispositivo, o que tornaria pouco efetivo (ou nulo) o estudo”, explicou.

No comunicado, a prefeitura ainda destacou que, nesta gestão, nenhuma multa foi gerada por radar móvel porque o equipamento nunca foi utilizado pelos agentes. “Todos os locais com radar para controle de velocidade estão devidamente sinalizados”, acrescentou.

 

Por: Monique Manganaro/GMC Online

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade