Ato simbólico de apoio é realizado em frente ao Hospital Psiquiátrico de Maringá
Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá

Saúde

Ato simbólico de apoio é realizado em frente ao Hospital Psiquiátrico de Maringá

Saúde por Letícia Tristão em 02/09/2022 - 14:22

A instituição de saúde está interditada desde julho. Familiares de pacientes defendem a reabertura do local.

Voluntários, familiares e profissionais da saúde se reuniram em frente ao Hospital Psiquiátrico de Maringá nesta sexta-feira (2). Foi um ato em apoio à instituição de saúde que está fechada desde julho deste ano após interdição da Vigilância Sanitária.

Setembro é o mês de referência ao tratamento da saúde mental. A ação foi motivada pela Jornada Paranaense de Psiquiatria que está ocorrendo em Maringá.

O HPM é o único do Paraná em tratamento de pessoas com vícios e tem mais de 60 anos.

De acordo com o diretor da instituição, Paulo Antônio Silva, a defesa aos apontamentos feitos pela vigilância foi protocolada há 15 dias. Silva diz que a instituição está apta para funcionar. [ouça o áudio acima]

Os familiares de pessoas que fazem tratamento pedem a reabertura do hospital. O filho da Terezinha Pereira é atendido no HPM há mais de 20 anos. [ouça o áudio acima]

O HPM foi interditado após um relatório feito pela Secretaria de Estado da Saúde apontar várias irregularidades. A prefeitura informou que realocou no início de agosto os pacientes que estavam internados.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura para saber se há uma previsão de resposta ao hospital. A prefeitura se manifestou por meio de nota. Leia na íntegra:

"A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o processo administrativo sanitário do Hospital Psiquiátrico está em trâmite. A unidade protocolou um pedido para reabertura nesta quarta-feira (31) e o documento está em análise pela equipe técnica. Por meio de plano de transferência elaborado pelo município, os 105 pacientes que estavam internados no Hospital Psiquiátrico foram realocados, transferidos para outras unidades hospitalares ou receberam alta médica e se encontram com os responsáveis. A Prefeitura reforça que todos os pacientes de Maringá estão sendo devidamente assistidos pelas unidades de atendimento em saúde mental da rede municipal de saúde."

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade