Concorrentes fazem 92 questionamentos na licitação da publicidade
Divulgação/PMM

Disputa em Maringá

Concorrentes fazem 92 questionamentos na licitação da publicidade

Cidade por Victor Simião em 19/02/2019 - 16:45

A maior parte das perguntas foi entre elas mesmas. Agora, uma comissão julga as questões e as respostas. Prefeitura de Maringá pretende pagar até R$ 9 mi para agência vencedora do certame.

Das 10 agências que disputam a licitação da publicidade da Prefeitura de Maringá, três entraram com recursos e fizeram 92 questionamentos. A maior parte das perguntas foi feita para as outras empresas que participam do certame. Poucas foram para a comissão de licitação.

Os recursos foram protocolados pelas agências Trade, Sol e Única Propaganda. Na semana passada, as concorrentes questionadas apresentaram as respostas – as chamadas contrarrazões.

Agora, uma subcomissão tem de julgar cada um dos questionamentos e as respostas e dizer quem está certo. A expectativa é que até semana que vem essa parte esteja concluída.

Em muitos casos, os questionamentos são utilizados para atrapalhar o processo por parte da empresa que não está na frente na disputa. E também para tentar derrubar quem lidera a concorrência.

Para esta licitação, a prefeitura avaliou cada item informado no edital e deu uma pontuação. Para os serviços o executivo pretende pagar até R$ 9 milhões de reais em 12 meses. O certame é na modalidade concorrência, do tipo técnica e preço. A empresa vencedora terá, entre outras responsabilidades, a de gerenciar publicidade da prefeitura: o que envolve campanhas, criação de arte, compra em espaço na mídia.

As propostas e os envelopes previstos em edital foram recebidos no dia 08 de outubro de 2018. No dia 09 de janeiro deste ano, foi dada a pontuação ao planejamento de uma campanha institucional de combate à dengue, pedida no certame.

Após avaliações, a Única Propaganda, de Maringá, lidera a disputa, com 157,32 pontos.

Até agora, foram abertos três dos cinco envelopes previstos na licitação. Foram feitas duas sessões públicas. A terceira vai ser para a abertura do quarto envelope, com a proposta de preços. Ainda não há data para essa nova sessão. Depois dela, ainda haverá pelo menos uma quinta sessão. Ou seja, ao menos mais um mês de trabalho.

Ao longo de todo esse processo pode haver pedido de recurso ou outras ações de cunho jurídico. Das 10 agências que disputam o certame, seis são de Maringá, três de Curitiba, e uma tem escritórios na cidade canção e na capital.

Esta é a segunda vez que a prefeitura abre uma licitação para contratar uma agência de publicidade. Em 2017, o município abriu um certame, no valor de 7 milhões de reais.

Após uma sequência de disputas judiciais, o município cancelou o edital.

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