Entenda a relação entre o inverno e os problemas de circulação
CBN Saúde por Brenda Caramaschi em 30/06/2025 - 11:10
As baixas temperaturas podem agravar problemas de circulação, devido à vasoconstrição, que é a contração dos vasos sanguíneos para manter o calor corporal, diminuindo o fluxo sanguíneo para as extremidades e dificultando a chegada de nutrientes e oxigênio. Isso pode levar a sintomas como extremidades frias, dores, formigamento e inchaço.
Pessoas com condições pré-existentes, como doenças cardiovasculares ou insuficiência venosa, podem sentir os efeitos mais intensamente, aumentando o risco de complicações. Por outro lado, para quem sofre com varizes, as temperaturas mais baixas podem ter o efeito reverso e ajudar a reduzir o inchaço. No Brasil, cerca de 38% da população adulta convive com varizes, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). A condição é ainda mais prevalente entre as mulheres, afetando aproximadamente 45%, enquanto 30% dos homens também apresentam o problema.
Em pessoas com mais de 70 anos, a taxa pode chegar a 70%. As varizes causam dores, sensação de peso, inchaço e, em casos mais graves, podem evoluir para complicações circulatória, mas os tratamentos se tornaram menos invasivos e mais acessíveis. Além de escolher o método ideal, o angiologista e cirurgião vascular Rodolpho Reis, diz que o melhor momento do ano para tratar a condição é justamente o inverno.
Quer encaminhar uma pergunta ou sugestão para o CBN Saúde? Envie e-mail para jornalismo@cbnmaringa.com.br ou mande mensagem para o WhatsApp da CBN. O número é (44) 3220 4048
Acompanhe CBN Saúde, às segundas-feiras, a partir das 11h10, dentro do CBN Maringá 1ª. Edição