Entrar no mercado de trabalho pode ser uma jornada desafiadora
O programa jovem aprendiz é um programa técnico-profissional do governo federal que incentiva a capacitação de jovens de 14 a 24 anos. Foto: Reprodução

Jovem Aprendiz

Entrar no mercado de trabalho pode ser uma jornada desafiadora

Economia por Rafael Bereta/GMC Online em 16/04/2024 - 16:37

Às vezes, há uma abundância de vagas disponíveis, mas a falta de qualificação profissional pode ser um obstáculo significativo. No entanto, apesar desses desafios, existe uma luz no fim do túnel para muitos jovens entre 14 e 24 anos: o programa Jovem Aprendiz.

Estar inserido em uma empresa, ter o contato direto com vários profissionais e desenvolver desde cedo a responsabilidade que é exigida no mercado de trabalho. O Jovem Aprendiz pode ser um grande salto para conquistar o primeiro emprego.
Raiane Alegario trabalha em uma empresa especializada em delivery online como aprendiz. Boa parte da semana passa trabalhando. Para ela, a oportunidade tem feito diferença como profissional. (Ouça o áudio).

O programa jovem aprendiz é um programa técnico-profissional do governo federal que incentiva a capacitação de jovens de 14 a 24 anos. O número de aprendizes contratados no Paraná passou de 29.083 em 2018 para 34.183 contratados em 2022, um aumento de 17,5% em cinco anos, segundo pesquisa levantada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Para ser incluso no programa, o jovem deve primeiro procurar uma instituição onde vai passar por todo um processo seletivo e se conseguir a vaga, aí sim ele, vai ser encaminhado para uma instituição contratante para começar um curso de aprendizagem na área em que vai atuar.

A entidade Lins de Vasconcellos é uma dessas instituições, o espaço atende famílias e jovens em situação de risco há mais de 20 anos. De acordo com o gestor jurídico da instituição Aldo Andrade, lá são oferecidos cursos na área do comércio, administração, cooperativas e supermercados. O jovem que está no programa divide a semana tento aulas teóricas na instituição e práticas nas empresas. (Ouça o áudio).

O designer gráfico Alan Souza, trabalhou durante dois anos como aprendiz em Maringá. O aprendizado para ele foi ótimo e o amadureceu como profissional para seguir na área que em que trabalha hoje. (Ouça o áudio).

Para o gestor jurídico, da instituição Aldo Andrade, ser um jovem aprendiz é ter a oportunidade de aprender uma profissão em grandes empresas. (Ouça o áudio).

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade