Maringá chega a 67 casos confirmados de dengue no período epidemiológico
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/AEN

Aedes aegypti

Maringá chega a 67 casos confirmados de dengue no período epidemiológico

Saúde por Letícia Tristão em 09/02/2022 - 10:01

A condição do período mais chuvoso propicia a proliferação do mosquito transmissor da doença. Uma campanha educativa incentiva as pessoas a serem os próprios agentes no combate à dengue. 

Das 929 notificações de dengue em Maringá, 67 casos foram confirmados. São seis a mais que na semana passada. O boletim epidemiológico da Sesa, a Secretaria de Estado da Saúde, foi divulgado nessa terça-feira (8). 68 casos suspeitos de dengue em Maringá são investigados pela Sesa. O período epidemiológico começou em agosto do ano passado.

Maringá está em risco médio de infestação da dengue, segundo o último Lira, Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti de Maringá de 2022. O índice médio de infestação é de 2,4%. Em alguns bairros, o índice é maior, chega a 4,9%, na região do Jardim Alvorada I.

O período de mais chuva pode intensificar os casos, por isso é preciso ficar atento. A única maneira de prevenir a doença é não deixar criadouros do mosquito transmissor da dengue e outras doenças como zika vírus e chikungunya.

Segundo o gerente de Zoonoses, Eduardo Alcântara, em entrevista recente à CBN, os principais criadouros estão nas residências. [ouça o áudio acima]

Para auxiliar no combate à dengue, o Sesc Paraná criou uma campanha educativa e competitiva com o intuito de incentivar as pessoas a acabarem com focos do mosquito.

É preciso se inscrever no site do Sesc PR, baixar o aplicativo e registrar o momento em que um criadouro for removido, como tirar um copo plástico do chão e jogá-lo no lixo.

Os pontos são contabilizados e haverá premiação no final. As inscrições seguem até 30 de março no site do Sesc PR.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade