Maringá teve o mês de julho com temperatura máxima média mais alta da história
Foto: Ilustrativa/Reprodução/Maringá em Fotos

Clima

Maringá teve o mês de julho com temperatura máxima média mais alta da história

Cidade por Letícia Tristão em 01/08/2022 - 10:27

 E a média de mínima mais alta também. Os índices de chuva também ficaram praticamente nulos se comparado à média, o que resultou no segundo mês de julho mais seco da história em Maringá. 

Foi o mês de julho mais quente da história em Maringá levando em consideração a média de temperaturas máximas registradas ao longo do mês.

Somando todas as temperaturas máximas de julho, e fazendo uma média, a temperatura foi de 28°C, a maior média desde 1999, quando começaram a ser feitos os registros.

A média de temperaturas mínimas no mês em Maringá também indicam que julho foi um mês atipicamente quente, em média a mínima foi de 16°C, a mais alta da história.

Os dados são do Simepar, o Sistema de Monitoramento Ambiental do Paraná.

O que ajuda a explicar esse fenômeno também foi a falta de chuva. Maringá teve o segundo mês de julho mais seco da história, foram registrados apenas 2,4 milímetros de chuva ao logno de todo o mês, sendo que a média histórica indicava 72 mm.

Mas até o momento, o julho mais seco da história em Maringá foi em 2017, quando não choveu nenhum milímetro.

O metereologista do Simepar, Fernando Mendes, explica que esses fenômenos atípicos foram resultado de um bloqueio atmosférico, que impediu a formação de nuvens de chuva sobre a região de Maringá. [ouça o áudio acima]

A expectativa é que em agosto as condições se normalizem gradativamente. A média de chuva em Maringá em agosto é de 63 milímetros.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade