OAB deve apresentar PEC da sustentação oral na semana que vem
Imagem Ilustrativa | Foto: Freepik

Direito

OAB deve apresentar PEC da sustentação oral na semana que vem

País por Luciana Peña em 12/04/2024 - 12:01

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem negado a prerrogativa aos advogados alegando que o regimento interno do tribunal não prevê a sustentação oral. A presidente da OAB Paraná, que nesta sexta-feira (12) está em Maringá, explicou a questão.

A presidente da OAB Paraná, a advogada Marilena Winter, veio a Maringá nesta sexta-feira (12) para dar as boas-vindas aos 100 novos advogados e advogadas que entram para a ordem em Maringá e região.

A presidente da OAB Paraná esteve esta semana na Conferência Nacional da Jovem Advocacia. E nesta conferência todos os presidentes de seccionais se reuniram com o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir a questão da sustentação oral, uma prerrogativa de advogados.

Segundo a OAB, o STF tem negado aos advogados a prerrogativa de sustentação oral para defender os clientes em julgamento de recursos.

A Corte alega falta de previsão no regimento interno.

Durante a Conferência da Advocacia, o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, informou que a ordem irá apresentar ao Congresso uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para consolidar a prerrogativa da sustentação oral, diz a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter. [ouça o áudio]

Segundo a OAB Nacional, a PEC será apresentada na semana que vem. 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade