Polícia Federal de Guaíra deflagra operação contra o tráfico internacional de drogas
Foto: Polícia Federal

“Overlord”

Polícia Federal de Guaíra deflagra operação contra o tráfico internacional de drogas

Segurança por Letícia Tristão em 04/11/2022 - 08:49

Os mandados estão sendo cumpridos em cidades da região noroeste do Paraná e em São Paulo. A organização criminosa transportava os entorpecentes em fundos falsos de caminhões.

Vinte e nove mandados expedidos pela 1ª Vara Federal de Guaíra foram cumpridos nas cidades de Guaíra, Terra Roxa e Xambrê, no Paraná, e em São Paulo, Barueri, Itupeva e Jundiaí no estado de São Paulo. Ao todo, foram 18 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva.

A Operação Overlord foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (4) para desarticular organização criminosa que atuava com tráfico internacional de entorpecentes. A droga era transportada de Guaíra e tinha como destino a cidade de São Paulo. Cerca de 100 policiais federais foram mobilizados, com apoio do Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil.

Durante um ano de investigação, a Polícia Federal fez três prisões em flagrantes e apreendeu mais de 1 tonelada de cocaína e 1,2 tonelada de maconha. Segundo a PF, os criminosos usavam empresas de transporte de fachada, cujos sócios eram laranjas conscientes do esquema. Durante o transporte de mercadorias lícitas, as drogas eram carregadas em fundos falsos instalados nos caminhões.

O delegado da PF de Guaíra, responsável pela investigação, Pedro Henrique Turin de Oliveira, fala da operação. [ouça o áudio acima]

A PF também fez o sequestro de bens e imóveis ligados a 19 investigados e bloqueou contas bancárias e 45 veículos. Os envolvidos devem responder pela prática de tráfico de drogas, associação para o tráfico e participação em organização criminosa. As penas, somadas, passam de 33 anos de prisão.

(atualização às 10h10): De acordo com a Polícia Federal, o balanço parcial é de oito pessoas presas durante a operação. 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade