Por causa de nome, Cmei com 330 vagas pode ficar fechado
Imagem ilustrativa/Foto: parademinas.mg.gov.br

Sarandi

Por causa de nome, Cmei com 330 vagas pode ficar fechado

Política por Luciana Peña em 12/07/2019 - 12:15

E em Sarandi são 2300 crianças na fila de espera por vaga em creche. A Prefeitura de Sarandi construiu um Centro Municipal de Educação Infantil que custou 600 mil reais e tem 330 vagas.  É o maior Cmei da Cidade, mas segundo o secretário de Educação Antônio Del Nero, para funcionar o Cmei precisa de uma denominação. O prefeito Walter Volpato quis homenagear a mãe, Tereza Escopeli Volpato, uma pioneira com uma história importante em Sarandi, mas três vereadores da oposição votaram contra, derrubando o projeto. Sem denominação, a prefeitura pode perder o prazo para credenciar a escola junto ao Ministério da Educação e iniciar a matrícula dos alunos.

A prefeitura acredita que os vereadores de oposição votaram contra, por causa do nome escolhido. Então porque não mudar a denominação do Cmei já que se tem pressa em encerrar o processo e iniciar as matrículas? Segundo o secretário de Educação, nessa altura do campeonato qualquer nome proposto pelo Executivo vai ser rejeitado pelos vereadores de oposição.

A CBN não conseguiu falar com os vereadores que votaram contra, mas analisou a gravação da sessão extraordinária em que o projeto foi votado. O vereador André Jardim, o Mineirinho, um dos que votaram contra, explica que o Conselho Municipal de Educação deu parecer favorável para que o novo Cmei seja considerado uma extensão do Cmei Pedacinho do Céu que já existe. É que na verdade a prefeitura aproveitou um prédio da Secretaria de Educação e fez uma reforma. Sendo uma ampliação e não um novo Cmei, as matrículas já poderiam ser feitas na semana que vem sem necessidade de esperar o trâmite legal que leva 180 dias.

Também votaram contra o projeto os vereadores Eliana Trautwein Santiago e Erasmo Cardoso Pereira. A Secretaria de Educação diz que vai procurar os meios jurídicos para que o projeto volte à Câmara, ou em último caso, que o novo Cmei funcione mesmo como extensão do que já existe.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade