Previdência municipal registrou aumento no pedido de aposentadorias em 2019
Ao longo de 2019, 396 servidores municipais pediram e conseguiram se aposentar (Imagem Ilustrativa/Foto:Cléber França/GMC Online)

37%

Previdência municipal registrou aumento no pedido de aposentadorias em 2019

Cidade por Victor Simião em 02/06/2020 - 15:48

No comparativo com 2018, a diferença foi de 37%. A avaliação é a de que o motivo seja a reforma da previdência federal.

Ao longo de 2019, 396 servidores municipais pediram e conseguiram se aposentar. No comparativo com 2018, houve um aumento de 37% no resultado. Os dados constam em um relatório da Maringá Previdência, autarquia responsável por aposentadorias e pensões dos trabalhadores municipais.

Das 396 aposentadorias, 323 são de pessoas do fundo financeiro da Maringá Previdência; 73, do previdenciário. Do número total, 61 são pensões concedidas pelo município no ano passado.

O fundo financeiro é o deficitário, que recebe aportes do município. O fundo previdenciário é o mais recente, superavitário.

A diferença no pedido de aposentadorias de um ano para o outro chama a atenção. É que é um número alto. De 2017 para 2018, por exemplo, houve diferença negativa de solicitações - uma diferença de 2,3% para menos.

Na avaliação da diretora-superintendente da Maringá Previdência, Cinthia Amboni, a razão do aumento foi a aprovação da reforma da previdência federal. Embora tenha focado nos servidores da União, houve indicativos de que a medida seria replicada nos outros entes da federação. Há questionamentos jurídicos quanto a isso, mas o assunto não está pacificado. [ouça no áudio acima]

Maringá tem atualmente 14 mil pessoas sendo asseguradas pela Maringá Previdência. 3,4 mil são inativas.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade