Prova prática de habilitação não terá mais baliza no Paraná
Foto: Detran

Trânsito

Prova prática de habilitação não terá mais baliza no Paraná

Trânsito por Luciana Peña em 28/01/2026 - 17:19

O Detran Paraná anunciou que irá atualizar os procedimentos do teste prático de direção para a primeira habilitação. O objetivo é focar nas habilidades reais de condução no trânsito.

Por isso, a principal mudança será o fim da exigência da baliza. Uma portaria válida para todo o estado irá oficializar a mudança.

O exame irá avaliar o comportamento do candidato à habilitação: respeito à sinalização e à preferência; controle de aceleração, frenagem e circulação; uso correto da seta e dos itens de segurança e direção defensiva.

A expectativa é de redução no índice de reprovação.

Segundo o Detran, os principais fatores de acidentes são excesso de velocidade, uso do celular e alcoolemia, e não manobras de estacionamento.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade