15ª Regional de Saúde notifica Prefeitura de Maringá por vacinar adolescentes sem comorbidades
Imagem Ilustrativa | Foto: Aldemir de Moraes/PMM

Saúde

15ª Regional de Saúde notifica Prefeitura de Maringá por vacinar adolescentes sem comorbidades

Saúde por Luciana Peña em 20/09/2021 - 09:58

A notificação é um alerta. Segundo a regional, as doses aplicadas em adolescentes de 17 anos na última sexta-feira (17) não podem ser incluídas no sistema no Ministério da Saúde, por enquanto,  porque ainda não foram enviados lotes específicos para este público.

Nesta segunda-feira(20), a Secretaria de Saúde de Maringá está vacinando gestantes, lactantes e puérperas com 17 anos ou mais contra o coronavírus. Para a população geral a faixa etária vacinada com a primeira dose voltou a ser de 18 anos ou mais.

Na sexta-feira (17), Maringá tinha avançado para a faixa de 17 anos, com vacinas da Pfizer. Por essa medida, a prefeitura foi notificada. A 15 ª Regional de Saúde emitiu a notificação como um alerta, diz o diretor Ederlei Alkamim.

É que a vacinação de adolescentes de 17 anos sem comorbidades não estava de acordo com o Plano Nacional de Imunização e para este público específico ainda não há lotes de vacinas destinados pelo Ministério da Saúde. É até inviável o registro no sistema nacional que controla as doses aplicadas. [ouça o áudio acima]

A CBN entrou em contato com a Prefeitura para comentar o caso. Em Apucarana, nesta segunda-feira (20), estão sendo vacinados adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades.

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Maringá informou que está verificando a situação.

(atualização às 10h11): A Prefeitura de Maringá informou que: "A 15ª Regional de Saúde ratificou a recomendação do Ministério da Saúde. A Prefeitura já tinha conhecimento da recomendação e optou por dar continuidade à vacinação 17 anos. Hoje estamos aplicando as doses nas grávidas e puérperas. Quando chegar o novo  lote de imunizantes, a Prefeitura vai analisar como deverá proceder"

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade