2019 é o ano mais quente de série histórica
Imagem Ilustrativa/Pixabay/Domínio Público

Calor

2019 é o ano mais quente de série histórica

Meio Ambiente por Victor Simião em 18/09/2019 - 18:31

O dado é da Estação Climatológica da UEM. A média está em 24,6ºC. Além disso, é o segundo ano mais seco desde 1976.

Sabe essa sensação de que 2019 tá mais quente e mais seco? Pois é, tá correta . Os dados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá que o digam. Monitorando o nosso clima desde 1976, a Estação indica o seguinte até o momento: 2019 está sendo o ano mais quente da história: a média de temperatura é de 24,6ºC, valor também registrado em 2002.

Os dias mais quentes deste ano, registrados pela estação, foram 30 de janeiro e 17 de setembro, essa terça-feira: 37,1ºC. O dia mais frio também foi em setembro, no dia 06: 2,8ºC.

2019 também é o segundo ano mais seco da história, atrás apenas de 1978. É uma situação extrema. De janeiro até setembro o volume de chuvas está abaixo da média em todos os meses, com exceção de março. O mês com o maior volume de chuva foi janeiro, 201,4 milímetros - ainda assim, abaixo do esperado, que é de 215 milímetros.

O professor Leandro Zandonadi, coordenador da Estação Climatológica da UEM, explica o que tem acontecido. O Oceano Atlântico, que fica à direita do Brasil, em direção à Africa, tem estado com as águas mais frias. Essa condição cria UM bloqueio atmosférico, formado por ar quente e seco - o que impede a chuva, explica ele.

A última chuva registrada em Maringá ocorreu no dia 31 de agosto, após quase 50 dias de estiagem. A falta de precipitação significa também a redução de nuvens. Aí a consequência é direta: os raios solares atingem a terra com ainda mais impacto. Não à toa é comum a umidade relativa do ar ficar abaixo dos 30% em Maringá, explica Zandonadi.

O inverno termina no dia 23 de setembro. Até lá não deve chover. As máximas devem ficar acima dos 30ºC.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade