A ignorância é grande, mas não é normal
CBN Maringá

Opinião

A ignorância é grande, mas não é normal

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 06/02/2023 - 08:00

Vamos aceitar uma coisa, as pessoas são como são e pronto. Pode parecer uma frase óbvia, mas, não é tão óbvia assim.

O ser humano é “bicho estranho” e caminha em manada achando que sua vida é única. Vai na onda. E quanto mais desinformado, a manada se move pelo puro instinto. Sem pensar para onde se vai, mas enxergando o caminho como a melhor alternativa.

Por isso, as igrejas estão cheias. Quantos são fiéis e quantos ignoram o que se prega,? Os crentes acomodados apenas seguem a regra dos dogmas profetizados pelo líder.

Falando em líderes religiosos, nem sempre responsáveis e dignos da função.  Os “fiéis” fazem o que ele manda para não ter que gastar o tempo para questionar o que está certo ou errado. Se é que o líder religioso é um bom exemplo.

Logo, a vida se mede pela própria existência e com uma régua curta. Se quer medir a profundidade dos fatos, encontrará poucos com capacidade para isso.

Predomina os que ficam com a aparência. A essência exige demais de quem tem pouco repertório para compreender. É por isso, que em uma discussão por algo tolo alguém perde a vida de bobeira. Exatamente pelo mesmo motivo que você perdeu amigos e ainda perde pelo debate pobre do radicalismo político.

Também, este mesmo raciocínio raso faz a pobreza artística ganhar mérito e aquilo que expressa mais qualidade e complexidade ser considerado inútil. Veja os que invadiram a sede dos três poderes e destruíram tudo, o que levou a isso? Porque ninguém que praticou o ato sabe o valor de nada.

Sei, você deve considerar que é difícil aceitar que as pessoas são assim e pronto. Mas são. E nesta condição, há uma quantidade considerável delas.

Da mesma forma, o pragmatismo espoliador faz sucesso. Políticos de repertório pobre, imediatistas e oportunistas ganham eleições e sobem ao poder. A troca de uma cidadania cara por migalhas é tática bem sucedida diante de um cidadão medíocre.

O respeito ao outro é discutido de forma pobre. Em vez de cobrar responsabilidade, as pessoas ficam lidando com os termos falados e não levam em conta os atos praticados.

Por isso, aposte na educação que forma seres humanos além de competências técnicas. Mais que aprender a fazer, precisamos ter noção de onde estamos, quem somos e para que vivemos.

O ser humano é isso aí, mas não temos que nos conformar.

Temos que encarar a realidade? Sim, mas não temos que compactuar com ela só porque é um desafio imenso a ser superado.

Valorize a formação de um ser humano que aprenda a se conhecer, conhecer os outros e a fazer da vida algo melhor. Não compactue com a ignorância. Pagamos todos os dias um preço caro por isso. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade