Abusos de conduta e excesso de leis
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Abusos de conduta e excesso de leis

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 11/08/2020 - 08:40

O Brasil tem leis demais. A necessidade do controle da conduta humana expressa, em grande parte, a má intenção. Estamos sempre estabelecendo regras para quase tudo. Precisamos monitorar os atos e prever as intenções. Mas de certa forma, a lei sempre é criada para remediar o ocorrido e prevenir o intencional. 

O país se destaca como um centro de estudos jurídicos. Nosso número advogados supera a quantidade de todos os advogados somados do mundo. Estamos sempre formando um magistrado e considerando sua carreira como o sinônimo de sucesso. A lei tem especialistas que ganham força na medida em que tudo se resolve na tutela do Estado. Vale lembrar que o próprio agente público é o que mais senta no banco dos réus.

Tantas leis também se expressam na história do país. Desde a fundação do Estado Nacional o país já teve sete constituições. Sem contar os projetos constitucionais que ficaram pelo caminho. Neste sentido, o conforto e prestígio dos magistrados está muito mais no poder que tem do que na eficiência da função que exercem.

As fraudes, calúnias, desvios de recursos e condutas, os atos ilícitos de forma geral, se multiplicam. Vivemos desde a juventude aprendendo nos locais que frequentamos que a regra para quase tudo. Há sempre um estatuto. Mas também há o abuso cometido. A busca de tirar vantagem de tudo já foi considerado o “jeitinho brasileiro”. As brechas na lei justificam mais a profissão de advogados e contadores do o cumprimento da norma e a defesa dos direitos. 

Mas é claro que sempre temos que fechar o texto a procura de um culpado. Quem começou esta prática de abusos e desobediência às regras e a produção de normas em excesso? Tudo o que se consolida em uma coletividade, uma sociedade, é fruto de suas relações mais tradicionais e profundas. Na origem de uma injustiça que se quer resolver ou encobrir com a aparência da busca do justo. Ou seja, quando diminuímos as diferenças reais não teremos que elaborar tantas leis para esconder nossas práticas injustas.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade