Acadêmicos organizam assembleia pedindo abertura do Restaurante Universitário
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/ASC-UEM

UEM

Acadêmicos organizam assembleia pedindo abertura do Restaurante Universitário

Educação por Letícia Tristão em 07/03/2022 - 13:03

Os estudantes vão se manifestar pedindo a reabertura do Restaurante Universitário, que não retornou às atividades com o retorno das aulas presenciais. A UEM ainda não tem uma data para reabertura do RU.

As aulas na universidade estadual de Maringá estão ocorrendo presencialmente desde janeiro. Mas o Restaurante Universitário permaneceu fechado.

O RU é um grande aliado dos universitários, principalmente para os que têm aulas em período integral ou que trabalham o dia todo, já que as refeições custavam R$ 3. Sem o RU, os alunos estão tendo que bancar a própria alimentação.

A situação mobilizou os acadêmicos e o DCE,Diretório Central dos Estudantes, vai realizar uma assembleia nesta segunda-feira (7) pedindo a reabertura do RU, com outros assuntos incluídos na pauta. Segundo a estudante da pós-graduação de psicologia e integrante do DCE, Andressa Viana, sem o RU a situação está difícil. [ouça o áudio acima]

A justificativa da UEM para manter o RU fechado é que não há efetivo suficiente, já que muitos servidores se aposentaram ou morreram durante a pandemia. Segundo a instituição, ainda não foi autorizada a reposição do quadro de funcionários. A UEM abriu edital para inscrição de alunos em vulnerabilidade socioeconômica para que recebessem marmitas custeadas pela universidade. Atualmente 117 estudantes recebem o benefício e o novo edital aberto oferece mais 76 vagas.

A UEM não informou data para reabertura do RU e que não há ainda informações sobre os novos valores a serem cobradas pelas futuras refeições quando o restaurante voltar a funcionar. Disse ainda que o assunto está sendo analisado pelo CAD, Conselho de Administração, e que a estrutura do RU está passando por manutenções.

A manifestação está marcada para às 17h30.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade