Acim e Codem apresentam sugestões para frear avanço da pandemia em Maringá
Imagem Ilustrativa | Foto: Aldemir de Moraes/PMM

Covid-19

Acim e Codem apresentam sugestões para frear avanço da pandemia em Maringá

Cidade por Redação CBN Maringá em 23/03/2021 - 08:41

São 20 propostas em sete tópicos que vão desde a testagem e triagem ao tratamento. O documento foi entregue à prefeitura nessa segunda-feira (22)

Confira os itens que estão no documento:

TESTAGEM
1. Garantir, através de parcerias com laboratórios públicos e privados, que o teste para COVID tenha resultado em no máximo em 24 horas.
2. Viabilizar a realização de testes em um formato drive-through. Esses testes podem ser realizados em ambientes públicos arejados como Vila Olímpica, Parque de Exposições e Hospital da criança.

TRIAGEM
3. Orientar por meio da secretaria de saúde, que os hospitais e clínicas do setor privado e público tenham ambientes específicos e separados para atendimento de positivados; outro para suspeitos, e outro para demais enfermidades.
4. Implementar a telemedicina para atendimento dos positivados e dos casos suspeitos até que estes sejam finalizados. O teleatendimento pode ser realizado por profissionais da rede de saúde do município, parceria com universidades e seus acadêmicos da saúde, mediante protocolo construído por especialistas da área.

ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DOS POSITIVADOS
5. Garantir, por meio da secretaria de saúde que os positivados sejam acompanhados e medicados, usando para isso:
◦ telemedicina com protocolos de atendimento desenvolvido por junta médica de especialistas;
◦ atendimento domiciliar;
◦ disponibilização de oxímetro e termômetro para medição em casa como medida de predição do agravamento da doença;
◦ abertura de edital para contratação temporária de mais profissionais da saúde durante período da pandemia;
◦ abertura de edital para voluntariado temporário para trabalhar no atendimento dos pacientes durante período da pandemia;
6. Realizar o rastreamento dos infectados e seus contatos através do controle e monitoramento do contágio com o uso de tecnologia de geolocalização, disponíveis nos celulares.

TRATAMENTO
7. Criar um comitê formado por especialistas do setor público, privado, academias, Conselho Regional de Medicina e Sociedade Médica para estudar cases de sucesso observados em outras cidades e países que possam ser implementados no município.
8. Oferecer a todos positivados tratamento imediato com acesso a medicamentos e exames, especialmente tomografia do tórax, de acordo com a fase da doença;
9. Desenvolver protocolos de tratamento para pacientes na fase inicial da doença e em fases avançadas, desenvolvidos por junta médica de especialistas;
10. Sugere-se estabelecer protocolo de liberação dos positivados para saída do isolamento e acompanhamento/atendimento pós-quarentena para diagnóstico antecipado de possíveis sequelas.


MEDIDAS DE CONTINGÊNCIA
11. Possibilitar a abertura de consultórios e clínicas médicas com o objetivo de evitar a ida de pacientes aos hospitais e ambulatórios onde está se tratando COVID.
12. Ampliar a infraestrutura hospitalar do município utilizando estrutura e equipamentos do hospital da criança.
13. Verificar a possibilidade de se fazer o aluguel de equipamentos (Ex: alugar respiradores), afim de munir a rede pública de saúde do ferramental necessário para o combate a crise.
14. Articular a fabricação de oxigênio em indústrias do município.

VACINAÇÃO
15. Garantir que a vacinação seja disponibilizada a toda população maringaense.
16. Adquirir vacinas em parceria com o setor privado.
17. Fazer campanha massiva da importância de se vacinar, em rádio, TV, outdoor e mídias digitais.

COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
18. Tornar transparentes os Dados da Pandemia:
a) disponibilizar os dados dos finais de semana de forma discriminada (sábado e domingo) para análises e previsões estatísticas;
b) disponibilizar em boletins semanais o número de testes realizados separados por público e privado com percentual de positividade;
c) disponibilizar em boletins semanais a taxa de positividade do município.
19. Realizar campanha massiva, pela Prefeitura Municipal, para conscientização para população (ex. outdoor, TV e rádio) sobre os assuntos: medidas preventivas para não pegar o Covid-19, importância de se vacinar e como melhorar o sistema imunológico.
20. Implementar plataforma online que reúna todas as informações das ações que a prefeitura já realiza no enfrentamento a pandemia de forma consolidada em um portal único:
d) qual unidade procurar de acordo com os sintomas
e) cuidados de prevenção;
f) aplicativos da prefeitura para denúncia;
g) aplicativos para autoavaliação dos cidadãos (Saúde Maringá);
h) cuidados no isolamento domiciliar;
i) dados estatísticos;
j) decretos;
k) Notifica Saúde;
l) vacinação;
m) espaço destinado aos estabelecimentos da saúde para o lançamento das informações dos pacientes que testaram positivo no estabelecimento, com o objetivo de melhorar a eficiência na coleta de informações.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade