Acim entra na Justiça para comprar vacinas
Foto: Arquivo/Acim

Maringá

Acim entra na Justiça para comprar vacinas

Cidade por Luciana Peña em 26/03/2021 - 13:07

A Associação Comercial e Empresarial de Maringá ingressou com uma ação na terça-feira (23) pedindo autorização para comprar vacinas contra o coronavírus.

A entidade alega que o objetivo é auxiliar na retomada econômica e contribuir “para que o sistema de saúde possa ser mais efetivo, sem interferir na atuação do sistema público”.

Na ação, a Acim diz que entende como inconstitucional o “confisco” de vacinas pela Anvisa já que a agência permite a compra, mas com a condição de que o produto seja doado ao Sistema Único de Saúde.

Segundo a entidade, menos de 7% da população de Maringá foi vacinada até agora, e entre os imunizados pouquíssimos são colaboradores das empresas associadas à Acim.

A ação tramita na 1a Vara Federal de Maringá e será julgada pelo juiz substituto Pedro Pimenta Bossi.

 

(atualização às 14h51): A Justiça não autorizou a compra de vacinas pela entidade,mas vai recorrer. O pedido foi indeferido porque o juízo entendeu que a imunização de um grupo específico vai contra o princípio de isonomia da população. Mas a Acim entende que a vacinação dos colaboradores das empresas associadas seria um complemento à vacinação pública.  Duas decisões da Justiça Federal no Distrito Federal foram nesse sentido, explica o advogado.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade