Acim lança campanha pela aprovação de PEC da prisão após segunda instância
Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução/internet

Mobilização

Acim lança campanha pela aprovação de PEC da prisão após segunda instância

Segurança por Luciana Peña em 13/11/2019 - 13:11

Entidade já tem o apoio de federações da indústria e do comércio. O objetivo é pressionar congressistas para estabelecer na Constituição quando o réu deve começar a cumprir  a pena por um crime.

O STF, Supremo Tribunal Federal, decidiu em votação apertada, que a prisão de um réu só pode se dar após trânsito em julgado, ou seja, após o julgamento de todos os recursos possíveis. O que leva a discussão jurídica até a última instância. Foi uma  mudança de entendimento, já que o que valia até então no país era a prisão após a segunda instância. As duas primeiras instâncias analisam as provas, se o réu é ou não culpado. As outras instâncias julgam a condução técnica do processo, se houve ou não falha processual. Com a mudança de entendimento do STF, milhares de presos ganham o direito à liberdade. Presos por corrupção ou outros crimes, como tráfico de drogas. Há um senso comum, reforçado por especialistas, de que quem tem dinheiro para pagar bons advogados consegue recorrer à Justiça durante anos e em muitos casos até a prescrição do crime.Por isso, parlamentares apresentaram dois projetos de emenda à Constituição para definir em lei quando o réu deve ser preso. Para que os congressistas se apressem, a ACIM lançou uma campanha a favor da prisão após segunda instância. O presidente da Acim, Michel Felipe Soares, diz que a entidade já tem o apoio de federações do comércio e da indústria.

A dinâmica da campanha já está definida e deve movimentar todos os canais de comunicação.

Não haverá abaixo-assinado porque os projetos já estão tramitando no Congresso Nacional.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade