Acordo entre Prefeitura de Maringá e Sanepar é questionado na Justiça
Foto: PMM

R$ 32 milhões

Acordo entre Prefeitura de Maringá e Sanepar é questionado na Justiça

Cidade por Luciana Peña em 12/02/2020 - 11:01

E a 2ª Vara da Fazenda Pública acolheu parcialmente o pedido de liminar de uma ação popular. A decisão determina que a Prefeitura e a Sanepar apresentem documentos para justificar o acordo que resultou no pagamento de R$ 32 mi aos cofres municipais. O valor devido pela Sanepar pode ser muito maior.

A Sanepar tem uma dívida com o município de Maringá. Começou lá atrás quando loteadores construíam a rede de esgoto, doavam a estrutura para o município que repassava à concessionária do serviço. Para compensar, a Sanepar deveria pagar o município com ações preferenciais da empresa. No dia 6 de julho de 2019 a Prefeitura e a Sanepar assinaram o 21º termo aditivo ao Contrato de Concessão, para estabelecer um valor que a Sanepar deveria pagar como forma de acertar esta dívida.  

Ficou estabelecido que o ressarcimento deveria ser de 32 milhões 130 mil 312 reais e 67 centavos. Um cidadão entrou com uma ação popular questionando este valor. Charles Willian Medeiros apresentou à Justiça o relatório da CPI da Sanepar, realizada pela Câmara Municipal de Maringá em 2014. 

Naquela época os vereadores apontaram que o valor devido seria pelo menos o dobro: 61 milhões de reais. O  juiz Nicola Frascati Junior da 2ª Vara da Fazenda Pública decidiu que é preciso se fazer uma perícia técnica para apontar o real valor desta dívida acumulada ao longo dos anos. Para isso, o juiz determinou que a Prefeitura e a Sanepar enviem, no prazo de 30 dias, “ a juntada de todos os sistemas de água e esgoto que foram doados” pelo município à Sanepar, “provenientes de empreendimentos imobiliários realizados no perímetro urbano e rural,  devendo indicar o valor da doação de cada sistema e sua respectiva avaliação”.

Prefeitura e Sanepar também deverão, em 30 dias, exibir na integralidade o termo aditivo que resultou no acordo de 32 milhões de reais. A multa estipulada em caso de descumprimento é de 30 mil reais por dia. O contrato do município com a Sanepar foi considerado nulo pela Justiça e a empresa recorre aos tribunais superiores. A intenção da prefeitura, anunciada em diversas ocasiões, é retomar o serviço de água e esgoto. Quando chegar este momento poderá ser realizado em encontro de contas porque da mesma forma que a Sanepar deve ao município, a prefeitura também precisa indenizar a empresa por investimentos realizados ao longo dos anos, diz o vereador Jean Marques,que é procurador municipal licenciado e atuou no caso. Foi dele a tese de que o contrato é nulo não porque faltou autorização do legislativo, mas porque não foi realizada licitação pública como determina a lei.

A preocupação é que no momento do encontro de contas a Prefeitura não tenha nada a receber, já que aceitou o pagamento de 32 milhões de reais, e a Sanepar tenha direito a uma indenização impagável. A CBN entrou em contato com a Prefeitura de Maringá e está tentando contato com a Sanepar para comentar o assunto.

Atualização (17h05): A Sanepar irá aguardar ser citada para se manifestar nos autos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade