Agentes penitenciários de Maringá agora têm pistolas institucionais
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Segurança

Agentes penitenciários de Maringá agora têm pistolas institucionais

Segurança por Luciana Peña em 11/07/2019 - 10:06

Nesta quinta-feira (11), o Depen, Departamento Penitenciário do Paraná, entrega pistolas para 238 agentes penitenciários que concluíram um curso de porte de arma de fogo. Pela primeira vez os agentes receberam treinamento e uma arma de fogo do Estado. É uma arma institucional. Os agentes podiam portar arma, mas tinham que comprar o próprio armamento, sem a cautela do Estado. E os agentes penitenciários que fazem parte do SOE, o Setor de Operações Especiais, que é acionado para evitar fugas e rebeliões, receberam além das pistolas, armas de grosso calibre, como fuzis. O número de fuzis não é divulgado por questão de segurança. O Depen também está entregando rádios comunicadores digitais que permitem que o áudio seja criptografado. Em 2011, durante uma rebelião na Penitenciária de Maringá, um agente foi feito refém e o rádio comunicador dele, que era analógico, foi tomado pelos rebelados, prejudicando a negociação. Os novos equipamentos significam uma mudança importante na segurança do agente e do sistema penitenciário, diz o coordenador regional do Depen, Luciano Brito.

Os seis SOEs no Paraná estão recebendo os equipamentos. Neste primeiro semestre, o Depen investiu 22 milhões de reais em armamento, equipamentos, viaturas e transporte humanizado de presos. É o que diz o vice-diretor do Depen Paraná, Thorstein Ferraz.

Em todo o Paraná serão distribuídas 2800 pistolas de uso funcional para os agentes penitenciários.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade