Aplicativo para prevenir mortandade de abelhas será lançado
Pixabay/Domínio Público

App Pólen

Aplicativo para prevenir mortandade de abelhas será lançado

Meio Ambiente por Letícia Tristão em 30/08/2022 - 11:26

O App Pólen foi desenvolvido em parceria com a UEM para tentar prevenir a morte de abelhas, fundamentais para o equilíbrio do meio ambiente. Agricultores e apicultores poderão utilizar a ferramenta para acionar autoridades em caso de problemas.

O município de Paraíso do Norte registrou em agosto do ano passado um caso de morte em massa de abelhas em colmeias e apiários. Para apurar o caso, o Ministério Público iniciou uma investigação e concluiu que se tratava do uso irregular de agrotóxicos. Uma audiência pública debateu o assunto em março deste ano em Paraíso do Norte.

A partir daí, foram pensadas ações de combate à mortandade de abelhas, que são fundamentais para manutenção e equilíbrio da biodiversidade.

Para tentar coibir o problema, o Núcleo de Campo Mourão do Gaema, o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo do MP, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá, desenvolveram um aplicativo para auxiliar na fiscalização. O sistema foi desenvolvido pelo mestre em Química Lucas Dolis Guerra Villalobos, graduado pela UEM, que cedeu o app para uso do MP.

De acordo com a promotora de Justiça, Rosana Araújo de Sá Ribeiro, coordenadora do Gaema, essa mortandade pode ser causada em especial pelo uso do agrotóxico Fipronil, muito utilizado em plantações de cana-de-açúcar, mas também em outras culturas. [ouça o áudio acima]

A promotora explica que o aplicativo tem o objetivo de agilizar o processo de aviso às autoridades, principalmente por parte de agricultores e apicultores, para que possam agir rapidamente em caso de registro de morte de abelhas.[ouça o áudio acima]

O lançamento do aplicativo “App Pólen” será na Casa da Cultura de Paraíso do Norte, nessa quarta-feira (31), e terá transmissão online. O app pode ser baixado em lojas online de aplicativos e pode ser acessado pelo site do MP.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade