Após campeonato de handebol em Floraí, cidade enfrenta surto de Covid-19
Foto: Prefeitura de Floraí/divulgação

Pandemia

Após campeonato de handebol em Floraí, cidade enfrenta surto de Covid-19

Saúde por Fabio Guillen/GMC Online em 15/09/2021 - 19:08

Após a realização da 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Handebol Adulto, em Floraí, na região de Maringá, os casos de Covid-19 na cidade dispararam, segundo informações da Prefeitura de Floraí. O município estava sem novas notificações há, pelo menos, um mês. No entanto, após o campeonato, a cidade registra 91 casos ativos da doença, segundo o boletim divulgado nesta quarta-feira (15).

De acordo com a Prefeitura de Floraí, a 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Handebol Adulto aconteceu nos dias 4 e 5 de setembro. Logo após a competição, algumas pessoas das equipes de várias cidades começaram a apresentar sintomas e tiveram casos confirmados. Segundo o secretário de Administração e Planejamento de Floraí, Ronaldo José Ferreira de Souza, o evento só foi aberto ao público no último dia e, mesmo assim, não houve público nas arquibancadas. 

“Até o último momento não estava liberado pelo protocolo da Liga Paranaense de Handebol o público. Porém, no último momento, foi dito que seguindo os protocolos municipais poderia liberar o público, mas o município não divulgou isso e as pessoas não sabiam que podia. Algumas pessoas entraram, mas foi medida a temperatura e tinha álcool em gel para todos os lados. Eu afirmo que não teve público porque não divulgamos”, disse Souza. 

O secretário de Administração e Planejamento de Floraí acredita que alguma delegação estava contaminada e, por isso, houve a transmissão. No entanto, não é possível saber de onde veio. “O vírus se espalhou de uma forma muito rápida que a gente nunca viu assim. Hoje estamos com mais de 78 casos ativos, mas começou a cair e estamos monitorando tudo”, disse Ronaldo José Ferreira de Souza. 

A prefeitura decidiu adiar outros eventos esportivos na cidade como uma das etapas dos Jogos Abertos do Paraná e dos Jogos da Juventude. A cidade de Floraí tem quase 5 mil habitantes e está com 715 casos confirmados e 13 mortes por complicações da covid-19, de acordo com o boletim divulgado nesta quarta.

Leia abaixo na íntegra a nota da Prefeitura de Floraí à população: 

O Município de Floraí vem esclarecer que nos dias 04 e 05 de setembro houve a realização da 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Handebol Adulto. Este campeonato é de responsabilidade e organização da Liga de Handebol do Paraná/Paraná Handebol, as etapas foram realizadas simultaneamente nas cidades de Toledo, Apucarana e Floraí.  Informamos que nosso município ficou por mais de 4 semanas sem casos positivos de Covid-19, assim como estamos entre as 4 cidades mais avançadas na vacinação em todo Estado do Paraná. Quando da realização do evento a Liga de Handebol do Paraná, elaborou um protocolo de medidas de proteção, o qual foi rigorosamente seguido por nosso município, podemos citar como ações de proteção: a disponibilização no local dos jogos de um profissional de saúde para analisar sintomas dos participantes; higienização e desinfecção de todos os ambientes antes e após as partidas; a medição da temperatura de todos os atletas e pessoas para entrarem no ginásio; a obrigação do uso de máscaras, álcool em gel espalhado por todo ginásio, assim como água e sabão nos locais de jogos, conforme orientação da Secretária Municipal de Saúde, foi permitido apenas 50% (cinquenta por cento) da capacidade de público do ginásio para a entrada de pessoas.  Informamos que após a realização deste evento, mesmo com os cuidados sendo tomados, tivemos a infecção de alguns atletas e comissão organizadora, de uma forma rápida houve um surto de Covid-19 em nossa cidade, que está sendo monitorado e controlado por nossas autoridades sanitárias.  Sempre primando pela transparência das informações e pela saúde de nossa população, nos colocamos a disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.  Prefeitura Municipal de Floraí”

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade