Após polêmica, Semob vai arquivar infrações de semáforo da Avenida Colombo
Semáforo que gerou confusão fica na Avenida Colombo perto da Avenida Tuiuti Foto: redes sociais

Maringá

Após polêmica, Semob vai arquivar infrações de semáforo da Avenida Colombo

Trânsito por Fabio Guillen/GMC Online em 08/10/2020 - 14:55

Após uma foto e um áudio de um motorista revoltado com uma multa que recebeu se espalharem pelas redes sociais de Maringá, nesta quinta-feira (8), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) vai arquivar algumas infrações do semáforo da Avenida Colombo, perto do viaduto da Avenida Tuiuti, em Maringá. 

A informação foi confirmada pelo secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, que explicou que alguns motoristas foram induzidos ao erro por conta da complexidade do cruzamento. Purpur explicou ao GMC Online como funciona a dinâmica daquela sinalização que deixou alguns motoristas confusos. 

No entanto, segundo o secretário, cada caso será avaliado individualmente pois em algumas situações, segundo Purpur, os motoristas avançaram o sinal vermelho deliberadamente e colocaram em risco a vida de pedestres.

“Esse é um cruzamento bastante completo e por isso está dando essa confusão aí. Se você reparar, o correto seria colocar o semáforo porta foco depois da faixa de pedestres, como é em qualquer cruzamento comum. Porém, se você reparar bem na foto, depois da faixa de pedestres não tem canteiro central. Então não daria para colocar esse semáforo depois da faixa de pedestres. Então o que foi feito. O porta focos está entre a retenção e a faixa de pedestres. Se alguém passar a retenção vai parar debaixo do semáforo e aí ele não consegue enxergar o semáforo e então na verdade ele cometeu o avanço de sinal vermelho apesar de ter parado antes da faixa de pedestres. Isso vai muito também do rigor do agente de trânsito que faz as validações. Então quando a gente perceber que houve um rigor muito grande do agente de trânsito nessa situação nós vamos fazer o arquivamento do auto. Cada caso será avaliado individualmente. Os motoristas que foram induzidos ao erro terão as multas arquivadas”, disse o secretário Gilberto Purpur. 

Ainda segundo o secretário, para não ocorrer mais esse problema, algumas mudanças serão feitas no local. A principal será a mudança do ponto onde fica o semáforo. 

“E para que a gente não tenha esse tipo de problema e para que o motorista não caia em um erro nós vamos puxar o semáforo mais para trás, para ficar mais próximo da retenção. Então, ele obrigatoriamente tem que parar mais para trás porque se ele passar da retenção ele vai deixar o semáforo para trás”, esclareceu. 

A polêmica começou depois que um motorista de Maringá foi multado no semáforo confuso. Indignado com a multa, ele enviou um áudio para um grupo de amigos no WhatsApp e a mensagem viralizou nesta quinta-feira, 8. A revolta do motorista é porque, segundo ele no áudio, a Semob não cancelou a multa dele. Mas, o secretário Purpur disse ao GMC Online na tarde desta quinta que as infrações serão arquivadas.

Os motoristas que receberam infração no cruzamento em si podem procurar a Semob que cada caso será avaliado pela equipe. A multa de avanço de sinal vermelho é considerada uma infração gravíssima. O condutor perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e paga uma multa no valor de R$ 293,47. 

Sete cruzamentos da Avenida Colombo são vigiados por câmeras

A Avenida Colombo ganhou em agosto deste ano sete câmeras que registram o avanço de sinal nos cruzamentos. Os equipamentos foram instalados após uma parceria da Semob com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tentativa de tentar reduzir o número de acidentes nos cruzamentos. 

Veja abaixo a relação de locais que existem câmeras que registram o avanço de sinal 

1- Nos dois sentidos da Avenida Colombo no cruzamento com a Rua Vereador Arlindo Planas;

2- Nos dois sentidos da Avenida Colombo no cruzamento com a Rua Sant’Ana; 

3- No cruzamento da Avenida Colombo com a Avenida Paraná; 

4- No cruzamento da Avenida Colombo com a Rua Professor Lauro Eduardo Werneck; 

5- No cruzamento da Avenida Colombo com a Avenida Morangueira; 

6- Avenida Colombo, 2680, na Vila Morangueira;

7- Avenida Colombo, 102, no Jardim Panorama.

Os sete pontos foram divulgados pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) em julho deste ano.

Acesse GMC Online

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade